Princípios gerais de conservação têxtil Fausto Viana e Luz García Neira

1019 palavras 5 páginas
Princípios gerais de conservação têxtil Fausto Viana e Luz García Neira

Objetivo principal: Proporcionar maior compreensão para melhor pesquisa e conservação de têxteis, material este de grande importância documental, auxiliando inclusive leigos a tomar medidas básicas de preservação.
Introdução:
A conservação de têxteis é uma atividade recente, apesar da existência de museus enciclopédicos desde o século XIX , apenas a partir da década de 1960 formaliza-se cursos na área. Têxteis abrangem mais que apenas indumentária, todo objeto feito de tecido, como o próprio nome faz lembrar. O grupo de trajes recebeu classificação em 3 categorias: Eclesiásticos, militares e civis, que por sua vez possuem subclassificações: social, regional, profissional, interior, de folguedos e o traje de cena. Através do traje de cena delineia-se pesquisa a respeito do teatro brasileiro, o patrimônio deve ser preservado por sua carga histórica e simbólica, bem como estética.
1. Razões/fundamentação para a conservação dos trajes e têxteis: Preservação da experiência estética no teatro. Fontes secundárias são escassas, pois não se pode mais encontrar peças que correspondam aos desenhos, portanto, a credibilidade fica comprometida. “De forma geral há poucos tecidos ou trajes do período colonial, como aponta Teresa Cristina Toledo de Paula.’’ (pág. 209) “No que se refere aos têxteis em geral e particularmente ao gênero teatral, o material referente ao século 19 não é tão escasso. Do século 20 há grandes coleções como a do Theatro Municipal de São Paulo, com mais de vinte mil itens.’’ (pág.209) Do acervo acima citado resultou a publicação ‘’Breve Manual de Conservação de Trajes Teatrais.’’ (2006) Cada tipologia de traje deve ser pensada individualmente, bem como diferentes tipos de têxteis como cortinas,

Relacionados

  • questões
    157194 palavras | 629 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas