Primavera de praga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Ano letivo 2011-2012

Hábitos de vida saudável
Tabagismo, Alcolismo e Sedentarismo

Trabalho elaborado por:



Introdução
Antes de realizar este trabalho já tinha algumas noções basicas sobre os temas visto que são temas a que temos acesso no nosso dia a dia. O tabagismo como onome indica e o ato de fumar tabaco, prejudica imenso a saúde de quem fuma e de quem está por perto (fumador passivo). O alcoolismo traduz-se como o consumo excessivo e rotineiro de alcool este tambem traz muitos problemas na saúde e ao contrário do tabaco pode ainda gerar problemas familiares ou em relações. O sedentarismo apresenta-se como a pouca ou nenhuma prática de qualquer tipo de actividadefisica, também trás muitos problemas de saúde.
















Tabagismo


O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa sercombatido.

O tabaco e seus derivados:
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.
Doenças causadas pelo uso de derivados do tabaco:
O tabagismo causa cerca de 50 tipode de doenças, principalmente doençascardiovasculares tais como: a hipertensão, o enfarte, anginas e derrames É responsavel por muitas mortes por cancros e doenças respiratórias. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumador tende a aumentar a incidência de aquirir doenças como a gripe ou tuberculose. O tabaco tambem causa impotência sexual.

Fumador Passivo:

É o individuo que convive com fumadores que inalam o fumo dotabaco em ambientes fechados. Os fumadores passivos tem maior risco de desenvolver doenças relacionadas com o tabagismo. Quanto maior for o tempo em que o nao fumante fica exposto ao fumo maior a chance de adoecer. As crianças podem vir a ter doenças respiratórias, sofrendo consequências drásticas na sua saúde incluíndo doenças como a bronquite,pneumonia, asma etc.Alcoolismo

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de usode drogas que mais traz custos.
Normalmente os alcoólicos têm dificuldades em cumprir os seus deveres profissionais.
O álcool provoca acidentes de visão, diminuindo o campo de visão da pessoa.
Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum riscode se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e psíquica, e a predisposição genética.
O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente e de seu engajamento no processo de cura.

Efeitos fisiológicos do alcoolismo
Oconsumo excessivo de álcool leva a uma degradação do etanol em etanal pelo fígado, fato que consome NAD+ formando NADH. Na segunda reação para a formação de acetato também há consumo de NAD+ e formação de NADH, dessa forma o ciclo de Krebs (dependente de NAD+) é diminuído pela falta de NAD+, aumentando portanto o metabolismo anaeróbico das células, o que irá produzir mais ácido lático no organismo....
tracking img