Primavera de praga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Tópicos Especiais em História do Século XX e XXI

Ana Karoliny
Gleice Claudino
Lilianda Silva Brito
Tamiles Cordeiro
Rebeca Vanessa Wanderley da Silva
Roberta Lima de Oliveira
Yasmim Bandeira Gaudêncio da Silva

Trabalhoapresentado à disciplina de Tópicos Especiais em História do Século XX e XXI ministrada pela professora Ana Maria Barros.

Trabalho apresentado à disciplina de Tópicos Especiais em História doSéculo XX e XXI ministrada pela professora Ana Maria Barros.

Recife, Abril de 2012.

Primavera de Praga

Entre os muitos acontecimentos ocorridos na Europa nas últimas décadas, é importante destacaros movimentos deflagrados em 1968. Esses episódios foram a culminância de um movimento de contracultura que, iniciado nos Estados Unidos no início dos anos 1960 alastrou-se para o resto da América epela Europa.
A Primavera de Praga foi um marco importante na história Checoslováquia, marcada com Surgimento de novas ideologias politicas e manifestações tendo como objetivo dar uma “face maishumana” para o socialismo sendo uma democracia como caminho para se chegar ao socialismo; não tinha o objetivo de acabar com o comunismo, mas sim, promovia mudanças pacíficas em sua estrutura. E éjustamente o partido comunista que tinha como líder Alexander Dubcek que vem com o objetivo de fazer uma reforma profunda na política do país. O movimento queria ultrapassar a cortina de ferro e expandir osdireitos civis e os direitos a liberdade de expressão.
Além de prometer uma federalização efetiva, assegurava uma revisão constitucional que garantisse os direitos civis e as liberdades docidadão. Entre elas a liberdade de imprensa e a livre organização partidária, o que implicava no fim do monopólio do partido comunista. Todos os perseguidos pelo regime seriam reintegrados. E a...
tracking img