aroecologia

1748 palavras 7 páginas
Alface
Preparo e Conversão do solo:
É necessário um bom preparo de solo para construção de canteiros bem destorroados. Ao contrário das outras hortaliças, a incorporação dos fertilizantes não poderá ser profunda, pois o sistema radicular da alface é superficial e ramificado. Da mesma forma, não há necessidade de aração profunda. Em terrenos com declividade superior a 5%, há necessidade de se adotar práticas de conservação do solo. Procure um técnico para orientá-lo.

Plantio:
É importante escolher cultivares adaptada a temperatura da estação em que ocorrerá o cultivo. Há cultivares ditos de inverno, para cultivo em temperaturas amenas ou frias, e cultivares ditos de verão para cultivo com temperaturas mais altas.
Em clima ameno, as sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, módulos e outros contêineres, e depois transplantadas. Para outras regiões, de clima quente, recomenda-se que as sementes sejam plantadas em um viveiro onde o ambiente é mais fresco, pois as sementes podem se tornar dormentes em temperaturas mais altas que as da faixa de temperatura ideal, resultando em baixas taxas de germinação. Outra possibilidade é plantar as sementes diretamente na horta no fim da tarde, irrigando em seguida, o que diminui a probabilidade de ocorrer dormência nas sementes, visto que a temperatura tenderá a ser mais amena. Deixe as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade no solo.
O transplante das mudas de alface pode ser feito quando estas têm de 4 a 6 folhas. Em regiões de clima quente, transplante de preferência em dias nublados e chuvosos, ou no fim da tarde com o solo já bem irrigado, pois as mudas de alface podem murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 35 cm para a maioria dos cultivares, geralmente usando 20 ou 25 cm para cultivares de menor tamanho ou que serão colhidos precocemente, e 30 ou 35 cm para os cultivares de maior tamanho.
A alface

Relacionados