Previdencia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WESLANE TOLENTINO DE MOURA



Previdência social e o sistema administrativo

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GOIÁS
2012

weslane tolentino de moura

Previdência social e o sistema administrativo

Trabalho de ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Legislação e prática trabalhista, contabilidade introdutória, cenários econômicos, psicologia organizacional e matemática financeira I.

Orientador:

São Miguel do Araguaia- Goiás
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 25

1. Introdução

As atividades de relaçãotrabalhistas estão cercadas de função importante que devem ser observadas de forma legal, não apenas pela ótica administrativa, mas pelas obrigações e consequências jurídicas que os atos provocam. Atentar para essas obrigações permitirá que a empresa e o empregado possam evitar multas, transtornos operacionais e transmitir mais confiança e segurança na relação de trabalho. O objetivo da Contabilidadepode ser estabelecido como sendo o de fornecer a informação estruturada de natureza econômica, financeira, física, de produtividade e social aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade, promovendo aos seus usuários as informações úteis para a tomada de decisão.
De tal forma para melhor preparar as pessoas para o mercado de trabalho e procurando com isso a nossafamiliarização com a área profissional, a pesquisa tem objetivo de demonstrar a folha de pagamentos e seus devidos lançamentos no setor contábil.

2. Desenvolvimento

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é documento obrigatório para qualquer cidadão que queira prestar serviços na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou de natureza doméstica. Ela garante acesso a direitos trabalhistas,como seguro-desemprego, benefícios da Previdência Social e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pode ser solicitada por pessoas a partir de 14 anos. A contratação de menores, com idade entre 14 e 16 anos, é de responsabilidade do empregador, que, quando solicitado, deverá comprovar que o menor é aprendiz. O estrangeiro naturalizado brasileiro pode solicitar a emissão da Carteira deTrabalho. O procedimento é o mesmo exigido para brasileiros natos. Depois da carteira o essencial é o exame admissional.
O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada (CLT). O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT, O Exame Admissional é necessário para comprovar o bomestado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré- existentes. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.
O Exame Admissional simples e inicia comuma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, mede pressão arterial, batimentos cardíacos e etc. Apesar de necessário nem sempre todos esses procedimentos são realizados, pois, dependendo da lotação na clínica o médico somente faz a entrevista e emite o Atestado Médico de Capacidade Funcional.
O registro deempregados é um dos meios utilizados para comprovação de tempo de serviço perante a previdência social, servindo também para provar a vinculação entre empregado e empregador. Atualmente, o registro pode ser feito em livro ou ficha, bem como através de sistema informatizado as empresas individuais ou coletivas que, assumindo os riscos da atividade econômica, admitem, assalariam e dirigem a...
tracking img