Picaso e mondrian

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PABLO PICASSO

Pablo Picasso, espanhol, nascido na cidade de Málaga (Andaluzia) em 25 de outubro de 1881, mostrou desde sua infância o talento com desenhos e a artes plásticas. Seu nome completo era Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso.
Curiosamente existem várias lendas sobre o nascimento desse gênio dasartes. Segundo uma delas Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na cara. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.
Sua genialidade na Arte com certeza foi um dom passado das gerações de seus pais. Seu pai era pintor e desenhista, cujo talento nunca pode ser comparado aode seu filho.

Consta em sua biografia, que ocasionalmente seu pai pedia a Pablo que terminasse alguns de seus quadros, quando esse era ainda um menino. Na descendência materna consta entre seus antepassados dois pintores.
Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada "O Toureiro". O artista conservou esse trabalho por toda a sua vida.
Picassoestudou em Barcelona, na cidade de Madrid, porém trabalhou principalmente na França.
Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade.

Na Fase Rosa (1905-1907),predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.


Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É comose eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador.
Principais características: geometrização das formas e volumes; renúncia à perspectiva; o claro-escuro perde sua função; representação do volume colorido sobre superfícies planas; sensação de pintura escultórica; cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou umcastanho suave; cores fechadas.
O cubismo está divido em três fases:
* Fase cezannista ou cezaniana – 1907 a 1909;
* Fase analítica ou hermética – 1909 a 1912 (caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos);
* Cubismo sintético (reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura).
Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina.Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.
Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica, que mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.

Na década de 1940, passa adedicar-se a outras áreas das artes plásticas: escultura, gravação e cerâmica.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma. Foi quando encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Na década de 1960, começa a pintar obras de artes de outros artistas famosos: O Almoço Sobre a Relva de Manet e As Meninas do artista plástico Velázquez.Aos 87 anos passa a se dedicar as gravuras, que eram sempre lembranças de sua juventude e aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.
Guernica foi sua melhor obra, esta pintura representa para muitos a brutalidade e desesperança da guerra.
Apesar de...
tracking img