Pressupostos e subentendidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESCRIÇÃO DA IMAGEM ESCOLHIDA: A imagem escolhida mostra um corpo humano visto por dentro. No lugar dos órgãos, porém, vemos diversos legumes e vegetais dentro do corpo, tais comocouve-flor no lugar dos pulmões, salsão no lugar do esôfago, uma maçã no lugar do coração, berinjela, pêra, pepino e cenouras no lugar do intestino. A imagem faz parte de uma campanhada União Internacional de Vegetarianos.


IMPLÍCITOS: A partir da leitura da imagem dada percebemos que está implícita a ideia de que ao consumirmos frutas, vegetais e legumesteremos mais saúde física, uma vez que os nutrientes desse tipo de alimentação serão retirados por nossos órgãos, tornando-se cada vez mais saudáveis. Podemos notar que os vegetais,frutas e legumes que substituem os órgãos são bonitos e vistosos, o que vem a reforçar a ideia implícita de que teremos mais saúde se comermos tais alimentos. (não está dito, mas podeser inferido)


PRESSUPOSTOS: Embora não haja nada escrito junto à imagem, que é bastante ilustrativa, a informação a mais que nos faz chegar no pressuposto é dado pelo órgão queestá fazendo propaganda, ou seja, a União Internacional de Vegetarianos. A partir dessa informação podemos pressupor que a ideia que essa instituição quer nos passar, como informaçãoa mais é que se utilizarmos a alimentação vegetariana seremos muito mais saudáveis. Eles estão “vendendo” um estilo de vida, uma filosofia, não um produto. (informação a mais queauxilia na compreensão da mensagem)

SUBENTENDIDOS: Subentende-se, a partir do conhecimento de que o órgão que está fazendo a campanha é a União Internacional de Vegetarianos que secomermos somente frutas, vegetais e legumes seremos mais saudáveis. (compreensão de quem analisa a imagem, mas que pode estar errada., pois é fruto de interpretação pessoal).
tracking img