Presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Presidencialismo:
Desde o tempo dos reis discricionários, pensadores liberais defendiam que o poder deveria ser dividido para evitar o absolutismo dos monarcas. Locke (1632-1704), por exemplo, jáfalava em dividir o poder entre aqueles que fazem as leis, os que as executam e os que as julgam.Mas quem dá forma ao regime presidencialista é Montesquieu (1689-1755), em sua obra O Espírito das Leis.Ali, Montesquieu concebe o governo com a clara divisão entre Executivo, Legislativo e Judiciário, defendendo a harmonia e o equilíbrio entre eles.

A constituição dos Estados Unidos (1787),fortemente influenciada por Montesquieu, criou o primeiro regime presidencialista e passou a ser o exemplo para outros países, inclusive o Brasil, que adotaram esse modelo.
No dicionário,presidencialismo: Regime político em que a chefia do governo cabe ao presidente da república, mantendo-se a independência e a harmonia entre os três poderes (executivo, legislativo e judiciário).
o presidencialismo,é um sistema politico onde uma pessoa é votada diretamente ou indiretamente pelo povo para exerce funções e deveres de chefe de governo e de estado se reúnem em uma só pessoa, sendo ele próprio queconcentra esse poder e executa o legislativo. Com um mandato fixo, que varia entre 4 a 8 anos, caso ele seja reeleito. Onde pode ocorrer problemas em função dessa instabilidade de cargo.
Um corpo deministro é escolhido pelo presidente para auxiliar durante seu governo. podendo eles ser destituídos do cargo a hora em que o presidente achar necessário. Vale ressaltar que os ministros nada temhaver com atos presidenciais.
Toda concepção desse sistema se baseia na harmonia entre: executivo, legislativo, judiciário. Nenhum pode superar o outro, devendo haver um equilíbrio entre eles. Essesistema de igualdades de poder é chamado ‘’sistema de freios e contrapesos’’, onde cada um controla o outro para assim não haver desigualdade no poder.
Nesse sistema, o eleito presidente, tem grande...
tracking img