Presidencialismo e parlamentarismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Colaborativa – Presidencialismo e Parlamentarismo no Brasil

Atividade Colaborativa

Imagine que dentro em breve, nós, como eleitores brasileiros, sejamos chamados a decidir por um novoregime de governo, ou seja, escolher entre o Presidencialismo ou o Parlamentarismo.

Será que você está preparado para uma decisão tão importante? Você sabe que estamos a um passo dessa situação narealidade política de nosso país? Sabemos exatamente a diferença entre os regimes e quais benefícios cada um nos traz?

Para que façamos a escolha certa, como cidadãos conscientes dos nossosdeveres e obrigações, devemos refletir sobre o assunto.

Presidencialismo e Parlamentarismo

Denomina-se presidencialismo ou sistema presidencial àquela forma de governo no que, constituída umaRepública, a Constituição estabelece uma divisão de poderes entre o poder legislativo, poder executivo, poder judicial e o Chefe do Estado, além de ostentar a representação formal do país, é também parteactiva do poder executivo, como Chefe de Governo.
O Presidencialismo, o líder do poder executivo, denominado Presidente, é escolhido pelo povo, para mandatos regulares, acumulando a função de chefe deestado e chefe de governo, ele foi uma criação americana do século XVIII, tendo resultado de aplicação das idéias democráticas, concentradas na liberdade e na igualdade dos indivíduos e na soberaniapolpular.
Já no sistema parlamentarista, o executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto deconfiança. Não há, neste sistema de governo, uma separação nítida entre os poderes executivo e legislativo, ao contrário do que ocorre no presidencialismo.
Depois de pesquisar sobre o Presidencialismo eParlamentarismo optamos pela forma de Governo no Brasil o Presidencialismo, pois ele abrange as melhores formas de governo para o nosso país, pois qualquer pessoa pode se candidatar, independente de...
tracking img