Atividade colaborativa – presidencialismo e parlamentarismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Colaborativa – Presidencialismo e Parlamentarismo no Brasil

Atividade Colaborativa
Presidencialismo e Parlamentarismo

Denomina-se presidencialismo ou sistema presidencial àquelaforma de governo no que, constituída uma República, a Constituição estabelece uma divisão de poderes entre o poder legislativo, poder executivo, poder judicial e o Chefe do Estado, representação formal dopaís, é também parte do poder executivo.
O Presidencialismo, o líder do poder executivo, denominado Presidente, é escolhido pelo povo, para mandatos regulares, acumulando a função de chefe de estadoe chefe de governo, tendo resultado de aplicação das idéias democráticas, concentradas na liberdade e na igualdade dos indivíduos e na soberania polpular.
Sistema parlamentarista, o executivodepende do apoio direto ou indireto do parlamento para ser constituído e para governar. Este apoio costuma ser expresso por meio de um voto de confiança. Não há, neste sistema de governo, uma separaçãonítida entre os poderes executivo e legislativo, ao contrário do que ocorre no presidencialismo.
Depois de pesquisar sobre o Presidencialismo e Parlamentarismo optamos pela forma de Governo no Brasil oPresidencialismo, pois ele abrange as melhores formas de governo para o nosso país, pois qualquer pessoa pode se candidatar, independente de raça, classe social e religião, desde que esteja em dia com alei.
Devido o Brasil ser um país com 26 estados é mais vantajoso que seja o Presidencialismo, pois assim fica mais fácil administrar da melhor forma possível os Estados, sabendo quais são as suasmaiores dificuldades e limitações da população de cada um. Pois cada Governador é como se fosse o Presidente de cada estado.
Uma das vantagens do Presidencialismo é a rapidez no decidir e noconcretizar as decisões, a unidade de comando e a energia na utilização dos recursos do Estado, tudo isso é considerado altamente vantajoso numa época em que se procura aumentar a eficiência do Estado e não...
tracking img