Preservativos e seus mercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) HISTÓRIA DO PRESERVATIVO:(1)
 
O preservativo é mais antigo do que se imagina. Inventado há muitos séculos, este artefato esteve sempre presente quando o assunto era anticoncepção e proteção contra doenças venéreas. Segundo alguns dados históricos, os chineses criaram algo que poderia ser batizado como primeiro preservativo: envoltórios de papel de seda untados com óleo. Também se diz queseu uso data desde 1600 a.C. pelo Rei Minos de Knossos, em Creta, na forma de bexigas natatórias de peixes. Além disso, os egípcios tinham muitas preocupações a esse respeito, sendo que algumas tumbas em Karnak representam um egípcio usando um artefato razoavelmente semelhante à camisinha.
Muitos anos depois durante a Idade Média, devido ao surgimento de numerosas doenças venéreas como a sífilis, ohomem começou a tentar reduzir os perigos de contaminação por moléstias sexualmente transmissíveis. A principal maneira encontrada para tal foi o uso de envoltórios de linho ao redor do pênis, embebidos ou não em ervas medicinais para aumentar sua eficácia.
Atualmente já foi provado que o anatomista e cirurgião italiano Gabriele Fallopio, nascido em Modena em 1523, foi o verdadeiro inventor da"bainha de tecido leve, sob medida, para proteção das doenças venéreas". Este médico observou a eficácia deste aparato no acasalamento de sapos, pois quando vestia os machos com ceroulas de linho impermeável, o coito não era impedido, mas a fecundação sim. Além disso, verificou que o sêmem contido nas ceroulas, se posto nas fêmeas, podia fecundá-las.
Mais tarde, à época da guerra da sucessãoespanhola, houve uma conferência na cidade de Utrecht para a assinatura de um tratado que poria fim a esta guerra. A nata da nobreza e altas personalidades diplomáticas chegaram à França, Inglaterra e Espanha e atraíram muitas prostitutas, que lamentavelmente, possuíam doenças venéreas. Para remediar esta situação, um artesão criativo teve a idéia de utilizar o intestino de carneiro, chamado de ceco.Para isso, costurou uma de suas extremidades mantendo sua forma de bainha. A partir daí, foi muito fácil industrializar o preservativo.
O preservativo de borracha apareceu após a descoberta do processo de vulcanização pela Goodyear, em 1839. Atualmente, as camisinhas em látex natural chegam ao auge da sua sofisticação, sendo lubrificadas, coloridas, com sabor, anatômicas, texturizadas... Mas assuas finalidades básicas de proteção contra doenças venéreas e anticoncepção são preservadas.
 
 
2) PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO PRESERVATIVO:(1,2)
 
2.1) Em um misturador de aço inoxidável são colocados o látex de borracha natural (importado da Malásia) e outras substâncias químicas como acelerador e ativador com a agitação controlada para a obtenção do composto;
 
2.2) O composto obtido passapara a fase de vulcanização para obtenção do látex vulcanizado e é transferido para o tanque de estocagem para análise do processo de vulcanização;
 
2.3) Após aprovação do controle de qualidade do látex vulcanizado, este é transferido para sua moldagem, conforme a Figura 1 abaixo:
 
 
 

Figura 1: Moldagem do látex vulcanizado pela primeira vez
 
2.4) Ao material moldado são adicionadasoutras substâncias químicas e este produto passa para sua vulcanização final, até a obtenção do preservativo masculino de borracha;
 
2.5) Os preservativos obtidos são enrolados com equipamentos adequados, envelopados em máquinas específicas e finalmente embalados em cartucho de cartolina.
 
Para a verificação da qualidade dos preservativos, são realizados alguns testes, sendo eles:(3)
 * Dimensional: comprimento de no mínimo 160mm e largura na faixa de 44 a 56 mm (NQA de 4%);
* Capacidade volumétrica e pressão de estouro: a pressão de estouro não deve ser inferior a 0,9kPa e a capacidade volumétrica não deve ser inferior a 10,5 dm3 (NQA de 1,5%);
* Verificação de furos e porosidades :
Como um preservativo que não tenha vazamento atua como um isolador e não permite...
tracking img