Meio ambiente x economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente versus Economia

Thomas Malthus foi o primeiro economista a advertir sobre o fato de que os recursos naturais da humanidade são limitados, no final do século XVIII, quandoescreveu seu “Ensaios Sobre a População” que traçava previsões de escassez de alimentos devido ao fato de que a população estava crescendo num ritmo maior do que a produção do planeta.
O tempoprovou que Malthus estava errado porque o processo de aperfeiçoamento permitiu crescimento cada vez mais gigantesco da produção mundial.
O certo é que quando o tema Meio Ambiente fervilhou no mundoacadêmico a partir da década de 70 do século passado, a corrente dominante de economistas começou a considerar as principais idéias de ações ambientes como empecilhos ao crescimento econômico.Redução da emissão de gás carbônico significava diminuição da produção industrial, e a própria conservação das florestas e dos recursos hídricos duelavam diretamente com as cadeias produtivas demadeira e móveis, soja, algodão, etc.
Em longo prazo a exploração intensiva dos recursos naturais saturaria o planeta, mas isto ia de encontro com o princípio básico capitalista da maximização delucros, o que tornava a assimilação do tema no meio econômico complicada.
Olhando os dois lados, sempre considerei que o tema meio ambiente só seria tratado como prioridade para a humanidadequando ele afetasse de alguma forma o lucro do capitalista. As preocupações e ações ambientais deveriam tornar-se lucrativas aos empreendedores, ou diminuírem seus lucros.
Apenas agora, em plenoséculo XXI isto está começando a acontecer, de maneira tímida, mas parece ser pra valer. O tema Meio Ambiente já não é mais assunto de utópico, é uma realidade viável e aplicável quando percebemos emdiversos pontos que a ação sustentável já é mais vantajosa do ponto de vista da lucratividade do que seu oposto.
Os biocombustíveis já são rentáveis em curto prazo e demonstram tendência...
tracking img