Pre projeto indisciplina escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1193 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/PARFOR












INDISCIPLINA ESCOLAR
(Pré-projeto)














MACAPÁ
2012
ANA MARIA ALVES DOS SANTOS
GENILSON LIMA ALBUQUERQUE
MARCOS SOUZA CUNHA
MARILEIDE DO CARMO CORREA
TATIANA PORTELA ARAUJO










INDISCIPLINA ESCOLAR
(Pré-projeto)Pré-projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina Seminário de Prática III do curso de Licenciatura em História da UNIFAP/PARFOR, orientado pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Sanches Vulcão.









MACAPÁ
2012
Apresentação

A indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto escolar. Esse fato vem se agravando de tal forma que nem aescola nem a família conseguem solucionar o problema. Tal fenômeno é caracterizado de diversas formas, porém as idéias acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Este projeto de pesquisa visa discutir os sentidos atribuídos por alunos, professores da disciplina de historia e funcionários de apoio que atuam no ensino fundamental a cerca do fenômeno “indisciplina escolar”, as causas que sãoconsideradas por eles como geradoras desse fenômeno e a avaliação das medidas que estão sendo tomadas para resolver ou amenizar o problema.


Problema da pesquisa

A indisciplina dos alunos da Escola Padre Simão Corridori nas aulas de historia.

Hipóteses

• Os alunos desconhecem o regimento escolar, o que propicia a estes incorrer em atos de indisciplina.
• A metodologia utilizadapelo professor de historia favorece a indisciplina;
• As ações educativas promovidas pela escola não priorizam a questão da indisciplina em seu ambiente, contribuindo assim para o comportamento indisciplinado.


Objetivos:

• Analisar a indisciplina nas aulas de historia;
• Identificar a metodologia usada pelo professor nas aulas de historia.
• Conhecer as medidas que constam no regimentoescolar que restringem as indisciplinas.

Justificativa

Durante o estagio de observação na Escola Estadual Padre Simão Corridori, deparamo-nos com casos de indisciplina escolar que estavam acarretando em complicações na prática educativa das aulas de historia e na própria relação aluno-professor, nas turmas observadas. Neste sentido, na condição de acadêmicos do curso de historia e futurosprofessores, ficamos inquietos com essas questões o que nos levou a escolher esse tema que faz parte do cotidiano do professor, procurando entender os fatores que levam os alunos a terem esse tipo de comportamento. Essa pesquisa nos ajudará a indicarmos possíveis caminhos para reverter esse quadro que se apresenta nas nossas escolas.


Referencial Teórico

A indisciplina é um temacontroverso e demanda de muito conhecimento teórico e prático, no ir a campo e pesquisar. Atualmente, ela é um grande desafio para os educadores, tanto das escolas públicas quanto das escolas particulares. A questão indisciplina escolar, é muito complexa porque as percepções, em relação ao assunto, são muito variadas e atingem um número imenso de indivíduos envolvidos nesse contexto.
Segundo Aquino (1996.p. 98), a tarefa de educar, não é responsabilidade da escola, é tarefa da família, que ao docente cabe repassar seus conhecimentos acumulados, ele ainda aponta que a solução pode estar na forma da relação entre professor e aluno, ou seja, a forma que suas relações e vínculos se estabelecem, aponta também que a solução pode estar no desenvolvimento do resgate da moralidade discente através darelação com o conhecimento e que esse conhecimento deve ser construído socialmente, sem rigidez ou autoridade.
Piaget (1973) defende que temos duas alternativas: “formar personalidades livres ou conformistas”. Se o objetivo da educação for o de formar indivíduos autônomos e cooperativos, então é necessário propiciar para que ele se desenvolva em um ambiente de cooperação. A escola é um ambiente...
tracking img