gestão ambiental
Sistema de Ensino Presencial Conectado
gestão ambiental
everson maciel da costa
everson maciel da costa
residuos de serviços de saúde – rss:
Resíduos hospitalares
residuos de serviços de saúde – rss:
Resíduos hospitalares
Ibaiti
2011
Ibaiti
2011
everson maciel da costa
everson maciel da costa
residuos deserviços de saúde – rss:
Resíduos hospitalares
residuos de serviços de saúde – rss:
Resíduos hospitalares
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para a disciplina Estágio Curricular Obrigatório.
Prof. Ewerton de Oliveira Pires
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para adisciplina Estágio Curricular Obrigatório.
Prof. Ewerton de Oliveira Pires
Ibaiti
2011
Ibaiti
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 5
3 REFERENCIAL TEORICO 6
3.1 topico 01 6
3.2 topico 02 6
3.3 topico 03 7
4 OBJETIVOS 8
4.1 Objetivo geral 8
4.2 Objetivo específico 8
5 MATERIAL E METODOS 9
5.1 Area de estudo 9
5.2 Coleta de dados 9
6 Cronograma deexecução 10
7 REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O tema abordado no presente trabalho consiste na observação do trabalho realizado em unidade de saúde, ou melhor, unidade hospitalar em respeito aos resíduos produzidos pela mesma. Neste trabalho será abordada a forma como é feito o tratamento do resíduo produzido pelo hospital, sua coleta e assim como sua disposição final.
O lixo é um graveproblema atualmente, no que diz respeito à proteção ambiental, pois ele é um dos maiores causadores de degradação ambiental. O lixo hospitalar entra nesse bloco como além de poluidor ambiental, como um problema, pois quando não obtém uma finalidade ideal, além de poluir o meio ambiente, ele pode causar sérios danos à saúde humana.
Os resíduos produzidos pela unidade de saúde podem ser classificados emvários grupos de acordo com a RDC ANVISA nº 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, sendo eles:
Grupo A: componentes onde há possibilidade de existir agentes biológicos, exemplos: placas e laminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas, tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras.
Grupo B: são aqueles que contem substancias químicos, que podem apresentar riscos à saúde e meioambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxidade. Exemplos: medicamentos, reagentes de laboratório, resíduos contento metais pesados, dentre outros.
Grupo C: materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em maior quantidade que o tolerado, por exemplo: serviços de medicina nuclear e radioterapia, etc.
Grupo D:esses não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser comparados aos resíduos domiciliares.
Grupo E: materiais perfuro-cortantes ou escarificantes, como: laminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e outros similares.
Sendo assimpodemos entender que os resiudos hospitalares se encaixam emtodos os grupos apresentados acima, e quando não feito a disposição final adequadamente causam danos à saúde e ao meio ambiente, sendo classificado como crime ambiental, conforme Art. 54 da Lei 9.605, onde assim esta descrito: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruiçãosignificativa da flora.”
Enfim, a observação e consequentemente a produção do presente trabalho é de suma importância de um Gestor Ambiental, pois dele se da a orientação necessária para a compreensão de determinado tema de forma mais aprofundada. Fora disso, é muito importante para que qualquer pessoa tenha um conhecimento de referido tema, pois isso leva as pessoas a conhecer melhor as finalidades...