Respiração celular fermentação e fotossisntese

1567 palavras 7 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO 4
RESPIRAÇÃO CELULAR 5
FERMENTAÇÃO 6
FOTOSSÍNTESE 7
QUIMIOSÍNTESSE 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

A biologia abre nossa mente cada vez mais, para conhecimento e estudo sobre seres vivos e a biodiversidade. Neste trabalho abordaremos diversos temas que irão mostrar vários aspectos de elementos químicos e o que eles nos tem à oferecer de melhor par anos seres vivos.

RESPIRAÇÃO CELULAR

Indrodução

Toda a atividade da célula requer energia, e esta, é obtida através da mitocôndria. Esta organela é a responsável pela produção de energia através de um processo conhecido como respiração celular.

Como ocorre

Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. Isto ocorre da seguinte forma: a mitocôndria quebra a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia. Após este processo, sobrará apenas o gás carbônico, que sairá na expiração.

No caso das plantas, a glicose é produzida através da fotossíntese. Neste processo, a planta recebe gás carbônico do ar e energia do sol para fazer esta composição química. A medida que ela produz glicose, elimina oxigênio.

A mitocôndria faz exatamente o contrário do que ocorre na fotossíntese, ou seja, ela retira sua energia através da quebra da glicose e libera gás carbônico.

Em química orgânica sabemos que a ligação de carbono com carbono é energética, assim, em busca deste combustível indispensável às suas atividades, a mitocôndria o retirará dos átomos de carbono.

É importante sabermos que para se extrair energia das substâncias, é necessária a presença de oxigênio, e é desta forma (introduzindo oxigênio no carbono) que a mitocôndria retira a ligação energética dos átomos de carbono.

Curiosidade:

Você sabia que 93 a 97% de nosso corpo é composto por oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono?

FERMENTAÇÃO

A fermentação é um

Relacionados