Praticas de exercicios fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar os benefícios que a pratica de exercícios físicos freqüente, traz para um bem estar pessoal. Assim como uma boa alimentação, a freqüência em academias. A importância de exercícios, como é feita a escolha de atividade física adequada. Atividade física em crianças, jovens, adultos e idosos, por que devemos nos preocuparcom o sedentarismo a importância de atividade física durante a gravidez, a busca de um corpo perfeito e suas conseqüências.
Assim bem como meu trabalho de conclusão do curso vem a desenvolver um software para academias venho por meio deste relacionar os benefícios de uma boa e adequada atividade física.
Mas o que é atividade física? “De acordo com Marcello Montti:” atividade física é definidacomo um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mentais e sociais, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem depessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pelaausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.

2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 SEDENTARISMO

O sedentarismo é a maior causa de obesidade em todo o mundo, além de obviamente o péssimo hábito alimentar que é muito comum entre a maioria das pessoas hoje em dia. Chamamos de sedentarismo o ato de não praticar atividadesfísicas, assim mantendo o corpo parado sem qualquer exercício, o que causa várias doenças além de manter os músculos em más condições. Foi comprovado através de pesquisas e estudos de especialistas que a prática de exercícios físicos evita certas doenças e principalmente mantém o físico em forma, e regula detalhes como a pressão arterial, colesterol, entre vários outros fatores que influenciam nobem estar da nossa saúde.
A obesidade, resultado da falta de exercícios físicos, causa a baixa auto estima, problemas de coluna, lesões, frustrações, entre outros problemas tanto físico quanto psicológico. Desse modo, atinge pessoas de todas as idades e o número de crianças que sofrem com esse fato está aumentando significativamente depois do avanço da tecnologia, pois antes a diversão das criançaseram correr, subir em árvores e brincadeiras que exigiam mais movimentos, quanto que nos dias de hoje a maior diversão delas são os jogos de computador ou vídeo game, assim mantendo-se na mesma posição, acomodados em um sofá e geralmente comendo alguns alimentos rápidos e não tão saudáveis como, por exemplo, os salgadinhos, além de estarem ingerindo bebidas como refrigerante todo o tempo queestiver na frente do computador ou vídeo game.
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterolalto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam...
tracking img