Praticas administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Informação e Sociedade
José Palazzo Moreira de Oliveira
Prof. Titular do Instituto de Informática da UFRGS
palazzo@inf.ufrgs.br
Os Sistemas de Informação, cada vez mais disseminados, na sociedade podem determinar uma profunda mudança na estrutura e nas ações desenvolvidas pelas pessoas e organizações. Este artigo coloca em evidência estas modificações enfatizando os aspectosligados à distribuição da informação e às possibilidades daí decorrentes. São analisadas as perspectivas sociais e individuais advindas do acesso global aos Sistemas de Informação e as conseqüências da exclusão digital de importantes setores da humanidade.
Os Sistemas de Informação (SI), baseados em Tecnolgias de Informação (TI) computacionais, constituem-se em subsistemas envolvidos no desempenho defunções técnicas ou administrativas que com a difusão da Internet passaram a fazer parte da vida e do trabalho dos indivíduos. O sucesso ou o fracasso de qualquer SI está mais ligado à qualidade de sua integração ao ambiente social do que à perfeição técnica da TI utilizada. O estágio de desenvolvimento do SI é caracterizado não somente pela tecnologia utilizada, mas, principalmente, pelos métodosde trabalho decorrentes do emprego desta tecnologia. É preciso ter presente que a um dado estágio tecnológico corresponde sempre um ambiente cultural. O desenvolvimento do ambiente cultural, incorporando as novas tecnologias aos hábitos, é um processo demorado que requer um lento amadurecimento. A simples implantação de novas tecnologias, sem a correspondente transformação do comportamento, tendeao insucesso da inovação.
Percebe-se a grande dependência entre as TI e a estrutura do trabalho pela observação da realidade: um determinado ambiente social gera necessidades que não podem ser supridas pela tecnologia disponível, uma nova TI permite a implantação de outros métodos de trabalho ou de ação que influenciam o ambiente e o próprio comportamento dos envolvidos. Estas modificaçõesgeram, por sua vez, novas necessidades e estimulam o surgimento de avanços tecnológicos. Este processo é auto-alimentado até que o volume de transformações gere uma nova fase no contexto social.
A fase pós-industrial, em que estamos ingressando, é caracterizada pela enorme flexibilidade dos SI. Os dados são mantidos em bancos de dados dispersos pela rede e o acesso aos mesmos é realizado através daWeb. Este acesso pode ser realizado por unidades portáteis conectadas por linhas telefônicas ou por comunicação móvel. A conseqüência disto é que os desenvolvimentos explosivos da informática e das telecomunicações estão propiciando uma das mais espetaculares transformações nas estruturas sociais. Ao lado do enorme crescimento da quantidade de informações disponíveis, as novas tecnologias decomputadores, de telecomunicações e de banco de dados em linha são os elementos que desencadearam a atual transformação da sociedade. Uma iniciativa do ex-presidente norte-americano, Clinton, acelerou ainda mais este processo: esta iniciativa foi o conceito de "Information Superhighways":
"A aceleração da introdução de um eficiente sistema de comunicação de alta velocidade pode ter o mesmo efeito nodesenvolvimento da economia e no desenvolvimento social dos U.S. que teve o investimento público nas ferrovias no século 19. Este sistema pode fornecer uma ferramenta crítica ao redor da qual muitas oportunidades novas de negócios podem se desenvolver".
Esta é a visão de uma sociedade afluente e aberta percebendo a possibilidade econômica desta nova fronteira. Neste raciocínio, foram analisadosapenas os aspectos econômicos. Em uma implantação maciça de uma nova tecnologia a parte mais importante modificação ocorre na estrutura da sociedade e no inter-relacionamento dos agentes sociais, ai incluídos os agentes econômicos. Uma análise puramente econômica é uma simplificação radical e perigosa para o entendimento do processo global.
Hoje, em diversos países com economia avançada, empresas...
tracking img