Praticas administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS CÁLCULOS SALARIAIS Salário

É a remuneração devida pelo empregador ao empregado pela prestação do serviço do último, em decorrência de um contrato de trabalho. Ao se concluir determinado período de trabalho, seja ele semanal, quinzenal ou mensal, terá o empregado o direito de receber seu salário, sendo este fixado em seu contrato de trabalho e inscrito na Carteira deTrabalho e Previdência Social. Exemplo: um empregado com sua base de cálculo em horas pode receber por mês. Sua base de cálculo é a hora, mas a forma de pagamento é mensal. Salário-mensal: É estabelecido com base no calendário oficial, sendo apurado no fim de cada mês o valor a ser percebido pelo empregado, considerando mês, para todos os fins, o período de 30 (trinta) dias, não se levando emconsideração se este mês tem 28, 29 ou 31 dias. Nessa forma de pagamento de salários, deverá o empregador pagar ao seu empregado até o quinto dia útil do mês seguinte, sendo considerado sábado como dia útil. Salário-quinzenal: É estabelecido com base em quinze dias do mês, devendo o valor apurado ser pago até o quinto dia da quinze vencida, ou seja, os pagamentos serão efetuados no dia 20 do mêscorrespondente e no dia 05 do mês subsequente. Salário-semanal: Tem como base a semana, devendo o valor ser apurado até o quinto dia da semana vencida.

1

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS CÁLCULOS SALARIAIS
Salário-comissão: A comissão é a forma de salário pelo qual o empregado recebe um percentual do produto cuja venda intermedia. É sempre assegurada ao empregado a percepção de, no mínimo umsalário-mínimo ou salário normativo da categoria profissional.

Horas Extras

A duração normal de trabalho é de 7 (sete) horas e 33 (trinta e três) minutos diários e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, salvos casos especiais previstos em lei. Tal jornada pode ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente a duas diárias, mediante acordo por escrito entre o empregado e o empregador, oudo contrato coletivo de trabalho, sendo que, nesse caso, as horas extras deverão sofrer um acréscimo de, pelo menos 50% (cincoenta por cento) sobre o valor da hora normal. No caso de haver horas extraordinárias em domingos e feriados, o acréscimo será de 100% (cem por cento) sobre a hora normal. Ressalva-se que, em determinadas categorias profissionais, os empregados recebem maiores percentuaissobre as horas, mediante acordos ou dissídios coletivos.

Descanso Semanal Remunerado O descanso semanal remunerado (DSR) a que o empregado tem direito é remunerado e o valor pago integra o salário para todos os efeitos.
2

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS CÁLCULOS SALARIAIS
O valor do DSR será calculado sobre o salário base e todas as demais parcelas salariais. As horas extras, os adicionais, osprêmios, assim como qualquer outra parcela salarial, quando pagos com habitualidade, integram o valor do DSR. As gratificações de produtividade, as gratificações por tempo de serviço e as gorjetas, pagas mensalmente, não repercutem no valor do DSR. Os empregados mensalistas e quinzenalistas têm DSR já embutido no salário, não recebendo, portanto, valores de DSR em separado. Os mensalistas equinzenalistas receberão DSR apenas quando realizarem horas extras. No caso de horas extraordinárias, o valor do DSR irá equivaler a 1/6 do valor das horas trabalhadas. O cálculo de 1/6 sobre o valor da hora extra é um entendimento baseado na proporcionalidade de um dia de repouso para seis dias de trabalho. Para cálculo, levanta-se o número de domingos x dias úteis no mês do cálculo.

Adicionais AdicionalNoturno Considera-se noturno o trabalho realizado entre as 22 (vinte e duas) horas de um dia até as 5 (cinco) horas do dia seguinte; isso para o trabalhador urbano. Já para o trabalhador rural que trabalha na lavoura, o trabalho noturno é das 21 (vinte e uma) horas de um dia até as 5 horas do dia seguinte; e para o ruralque trabalha na pecuária, é das 20 (vinte) horas de um dia até as 4...
tracking img