Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Geração
Os direitos da primeira geração foram os da liberdade, os primeiros a constar do instrumento normativo constitucional, direitos civis e políticos, que por si eramdireitos individuais, dominaram todo o século XIX, tais direitos surgiram por um pensamento de luta e oposição ao poder absoluto. Essa geração de direito tem como principal objetivoproteger a pessoa das arbitrariedades.
Segunda Geração
Os direitos da segunda geração dominaram o século XX, são os direitos sociais, culturais e econômicos, bem como os direitoscoletivos introduzidos no constitucionalismo nas distintas formas de estado social, surgiram abraçados com o principio da igualdade do qual não se podem separar. Obriga ao Estado a fazer(prestação positiva) em benefício da pessoa que necessite desses direitos
Terceira Geração
Os direitos da terceira geração são direitos coletivos, direitos de solidariedade efraternidade. São direitos fundamentais dos povos que ontem o colonialismo oprimira e condenara a servidão, são direitos que pertencem a uma comunidade. O estado tem obrigação de proteger acoletividade de pessoas não mais o ser humano de forma isolada como era na primeira geração. Os principais direitos são: meio ambiente, qualidade de vida, defesa do consumidor e paz.Quarta Geração
São novos direitos sociais decorrentes da evolução da sociedade e da globalização, são direitos à democracia, à informação e ao pluralismo. É o resultado daglobalização dos direitos fundamentais de forma a torná-los universais no campo institucional.
Quinta Geração
A quinta geração de Direitos agrega todos os outros direitos fundamentais emtorno da paz, é o direito natural dos povos, de tal forma que quem negar o direito à paz cometerá um crime contra o ser humano. O Estado que a violar deverá responder às outras nações.
tracking img