Organologia vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Biologia

Assunto: Organologia Vegetal: Órgãos Vegetativos

Componentes: Amanda V. Mello

Série: 3º Ano Científico

Prof: Aldo Carlos

Catolé do Rocha – PB

Introdução
Abordaremos neste trabalho a organologia (organização) vegetal, ou seja, os órgãos vegetativos das plantas, dos quais a planta necessita para sua sobrevivência. A botânica é o ramo da biologia que estudaa organologia vegetal. Abordaremos os órgãos vegetativos e suas principais funções

• Raiz

Conceito

Órgão vegetativo das plantas com tecidos. É subterrânea e aclorofilada. Funções de absorção e condução de seiva, além de fixar o vegetal no solo. Pode acumular substâncias de reserva. A maioria das raízes cresce em direção do solo, devido ao fenômeno denominado geotropismo positivo. Comocrescem contrário à direção da luz, apresentam fototropismo negativo. O crescimento é indeterminado, contínuo. É dado por meristemas primários.
Regiões ou zonas da raiz

        a) Coifa - é a zona apical e protege a raiz contra o atrito com o solo e contra a ação de microrganismos.
        b) Zona lisa ou de crescimento - região meristemática da raiz. Constituída de 3 regiões:
             b.1)Zona embrionária ou meristemática - intensa divisão das células meristemáticas
             b.2) Zona de alongamento ou distenção - aumento significativo do volume celular
             b.3) Zona de maturação - diferenciação celular, células atingindo seu estado adulto
        c) Zona pilífera ou de absorção - apresenta na epiderme células com pêlos que aumentam a superfície de absorção de águae de sais minerais do solo.
        d) Zona suberosa ou de ramificação - região onde surgem as radicelas ou raízes secundárias. Auxiliam a planta na fixação e absorção da seiva.
        e) Colo ou coleto ou zona de transição - região de transição entre a raiz e o caule.

Classificação das raízes

De acordo com o ambiente de sobrevivência, as plantas desenvolvem diferentes tipos de adaptaçãoradicular, que podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.
Raízes subterrâneas:
Constituem as raízes mais comuns encontradas nas plantas:
* Raiz axial ou Pivotante: apresenta um eixo principal bem desenvolvido, que penetra verticalmente no solo e emite raízes laterais secundarias menores. É encontrada entre as dicotiledôneas e gimnospermas, sendo o tipo de raiz que penetra maisprofundamente no solo.
* Raiz fasciculada ou Cabeleira: não possui eixo principal, pois todas as raízes laterais são bem ramificadas, finas e crescem igualmente. Devido a pouca profundidade que atinge e a capacidade de unir firmemente as camadas superficiais do solo, a raiz fasciculada evita os processos erosivos do solo. É características de monocotiledôneas, como a grama, milho, cana-de-açúcar, etc.* Raiz tuberosa: raiz muito espessa, que atua como adaptação radicular armazenadora de substancias de reserva, principalmente amido. A raiz tuberosa e axial, quando a reserva e acumulada somente no eixo principal, como cenoura, nabo, rabanete, etc. quando a reserva também fica acumulada nas raízes secundarias, denomina-se tuberosa fasciculada, como batata-doce, mandioca, etc.
Raízes aéreas:São adaptações radiculares localizadas em plantas que geralmente apresentam raízes subterrâneas, no entanto necessitam de outro tipo de raiz auxiliadora.
* Raiz-suporte (escora): são raízes adventícias, ou seja, que partem diretamente do caule e atingem o solo. A sua principal função é aumentar a estabilidade do vegetal.
* Raiz-cintura (enlaçante): essas raízes crescem enroladas em suporte,geralmente caules de arvores. Apresentam o tecido epidérmico pluriestratificado, denominado velame.
* Raiz estrangulante: são raízes resistentes e ramificadas, que se enrolam em troncos de arvores, os quais lhes servem de apoio. Crescem em espessura e acabam matando a planta de apoio por estrangulamento.
* Raiz tabular: São raízes achatadas em forma de tábua que se desenvolvem bem...
tracking img