Pratica n°2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: ELETRICIDADE CC
TURMA: G1
PROFESSOR:









PRÁTICA N0 2





Acadêmicos: – PEDRINHO LUCAS DEOLA MDMD




Limoeiro do Norte – CE
26 de Fevereiro de 2013.





INTRODUÇÃO

Nesse relatório vamos discutir a formação de linhas de força de campos magnéticos nos imãs e o principio deatração e repulsão entre os polos.

Magnetismo é o fenômeno físico que consiste nas forças de atração e repulsão exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o níquel, devido à presençade cargas elétricas em movimento. Dá-se também esse nome à disciplina da física que estuda a origem e as manifestações de tais fenômenos magnéticos.

O campo magnético é um campo vetorial, poispossui direção e magnitude. Esse fenômeno é detectado em ímãs e condutores, que acabam provocando uma força externa em outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento.



OBJETIVOSReconhecer as linhas de força de um campo magnético;

Identificar os polos de um campo magnético;

Verificar o principio de atração e repulsão entre os polos.



FUNDAMENTOS TEORICOSTradicionalmente, estudam-se dois tipos de fontes de fenômenos magnéticos: os ímãs e as cargas livres nos condutores, que transmitem uma corrente elétrica.

Determinadas pedras (magnetita) tem a propriedadede atraírem pedaços de ferro ou interagirem entre si. Estas foram chamadas de imãs, e os fenômenos, que de modo espontâneo se manifestavam na natureza, foram denominados fenômenos magnéticos.Verificou-se que os pedaços de ferro eram atraídos com maior intensidade por certas partes do ímã, as quais foram denominadas pólos do imã.

Se tomarmos um imã em forma de barra e distribuirmos limalha deferro sobre ele, notaremos que a limalha se acumulará nas extremidades da barra, isto é, ela é atraída com maior intensidade para estas extremidades. (LUZ, 2009)

Quando um imã é suspenso de forma...
tracking img