Pratica ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1:

a) A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
b) b1: Ensino Superior: - É de competência da União, podendo ser oferecido por Estados e Municípios, desde que estes já tenhamatendido os níveis pelos quais é responsável em sua totalidade. Cabe a União autorizar e fiscalizar as instituições privadas de ensino superior.
b2) Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano). É de responsabilidade dos Estados. Pode ser técnico profissionalizante, ou não.
b3) Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano) – É obrigatório e gratuito.A LDB estabelece que, gradativamente, os municípios serão os responsáveis por todo o ensino fundamental. Na prática os municípios estão atendendo aos anos iniciais e os Estados os anos finais.
Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. É de competência dos municípios.
c) c1) Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é divididaem dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
c2) Educação infantil, ensino médio e ensino fundamental.
c3) Ensino Médio – O antigo 2º grau (do 1º ao 3º ano).
Ensino Fundamental – anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano).

d) Considero a LDB um referencial histórico e um avanço para o desenvolvimento na educação de nosso país. A mesma serve como um rumo a serseguido apesar da mesma não ser totalmente completa. Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembrode 1996. A atual define o papel da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal em relação a educação. Segundo a LDB a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.
Penso que ainda temos que avançar bastante em relação as nossas leis principalmente em relação a legislação ao ensino técnico, pois papel aceita tudo, mas na prática a realidade étotalmente diferente.
Entre as principais características da lei temos: - A gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa das unidades escolares (art. 3 e 15); - Ensino fundamental obrigatório e gratuito (art. 4); - Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24); - Prevê um núcleo comum para ocurrículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26); - Formação de docentes para atuar na educação básica em curso de nível superior, sendo aceito para a educação infantil e as quatro primeiras séries do fundamental formação em curso Normal do ensino médio (art. 62); - Formação dos especialistas da educação em curso superior de pedagogia oupós-graduação (art. 64); - A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e municípios no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos na manutenção e desenvolvimento do ensino público (art. 69); - Dinheiro público pode financiar escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas (art. 77); - Prevê a criação do Plano Nacional de Educação (art. 87).
Devemos formar nossos alunos para vida, sonho um dia emformar cidadãos criativos e empreendedores, quem sabe um dia isso poderá ser tornar realidade, onde ao terminar o ensino médio o aluno estará apto a montar seu próprio negócio ou ter uma formação técnica para ser inserido no mercado de trabalho. Teremos recentemente Copa do Mundo, Olimpíadas, exploração do pré-sal em nosso país, porque não preparar nossa juventude para essas oportunidades....
tracking img