Analise critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DA BAIHA

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

BI – Humanidades / Noturno

Cursos: Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Docente: Ana Lucia





Analise Critica



Texto: FIORIN, José Luiz. Autodescrição da cultura brasileira: triagem e mistura? As relações do português com outras línguas no espaço cultural brasileiro

O esforçorealizado pelo autor de demonstrar o processo da construção da identidade nacional do Brasil merece ser visto, e encarado como muito entusiasmo. Tendo em vista que nas minhas primeiras leituras, principalmente nas partes inicias do texto, me trouxe um ar de pequena revolta, não, incomodo acho que seria a palavra, mais correta. Esta situação ocorreu devido a minha posição diante ao tema, que esperocolocar os meus argumentos com clareza nesse breve trabalho.

Bem, o meu incomodo ocorreu devido à tentativa de Fiorin explicar o mundo culturalmente complexo existente no Brasil a partir de sua colonização pelos portugueses. Um território que entendo como socialmente mesclado, que durante a sua história levantaria a bandeira ideológica da mistura, mas que implicitamente desenvolveu pratica detriagem. Fato este que nas primeiras linhas do texto não percebi com clareza. Ao explicar tão bem a diferença entre triagem em mistura, ate me confunde a opinião que o autor apoia:



O Brasil celebra a mistura da contribuição de brancos, negros e índios na formação da nacionalidade, exaltando o enriquecimento cultural e a ausência de fronteiras de nossa cultura. [...] sinais detolerância; do convívio harmônico de culturas que se digladiam em outras partes do mundo [...] (0000, p. 28).



Sei que identificar as diferenças culturais e mistura e triagem não é uma tarefa fácil, quanto mais demonstra-la. Já que esses valores servem como alicerces para a construção das culturas nacionais, que tem com base as identidades culturais como bem fala por Hall (2005). Para ele asidentidades que seriam valores, costumes, crenças, sabres, técnica em suma tudo aqui que se torna necessário pra a inserção do individuo no meio social, não são coisas que nasce conosco, elas seriam criadas e convencionadas dentro do intimo da sociedade.

O que estou tentando falar, é que mesmo o fato de constituir a nacionalidade do país logo depois de sua independência política, como é falado notexto de Fiorin. E neste texto ressalta o importante papel do romantismo brasileiro, que começou a desenvolver a ideia da miscigenação, uma identidade oriunda da mistura de cultura. E tendo meus breves estudos sobre a história do Brasil e sua formação, não consigo perceber este país de mistura. E se pegamos a construção do povo brasileiro, percebemos que esse discurso era facilmente distorcido,contraposto dentro das reapresentações sociais ao longo da historia do país:

“É de propósito que citamos tais fatos [intimidade social e sexual entre brancos e negros], pois os julgamos muito importantes para explicar como vícios do negro foram inoculados na raça branca e nos mestiços. Vícios de linguagem, vícios de sangue, concepções erradas sobre a vida e a morte, superstiçõesgrosseiras, fetichismo, [...] sexualismo baixo, tal é a herança medíocre que recebemos da raça negra [...] O próprio mulato se esforça por suas uniões [com mulheres brancas] de fazer retornar seus descendentes ao tipo puro do branco (LACERDA 1911, p. 12 e ss.).

Esse discurso foi proferido por João Batista Lacerda durante o Congresso Universal das Raças de Paris em 1911. Percebemos nitidamente otom racista e a forte influencia para a construção da identidade brasileira com o sumiço dos negros e mestiços. Podemos citar também Nina Rodrigues que era seguidor do italiano Cesare Lombroso, pregava a inferioridade racial e concluindo que mestiços e negros eram propicio ao crime. Rodrigues concluiu com seus estudos que o fenótipo do povo brasileiro mestiço, era um foco criminal, sendo uma...
tracking img