Pratica em anali

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Cinza é o resíduo inorgânico de uma matéria orgânica, após a sua queima, quando é transformada em CO2 H2O e NO2.
A composição mineral do alimento original não é necessariamente a mesma encontrada nas cinzas, porque durante a queima, parte de algum mineral pode se perder por volatizaçao.
A partir da cinza de um alimento, temos o indicativo de váriasde suas propriedades. É amplamente aceito como indice de refinação para açúcares e farinhas e é tambem por meio das cinzas, que podemos verificar o valor nutricional de alguns alimentos, por exemplo, se encontrar nível alto de cinza insolúvel em ácido, pode indicar presença de areia e outras sujeiras. (CECCHI, 2003).
O conteúdo de cinza total em uma análise pode ser variável,dependendo do tipo de alimento; no caso do experimento realizado em questão , a mandioquinha, pode se variar entre 0,4% a 2,1%
Dependendo do alimento a ser analizado, pode empregar o método de cinza úmida ou cinza seca.

Cinza úmida
* É a mais usada para determinação dos minerais individualmente e também indica elementos em traços, que podem ser perdidos na cinza seca, bem como algunsmetais tóxicos.
* Pode ser feita em baixas temperaturas, que evitam a volatização.
* Utiliza reagentes muito corrosivos.
* Nao é prática para ser usado como método de rotina.
* Exige mair supervisão.
* Não serve para análise de grandes amostras.
Cinza seca

* Mais comumente usada para determinação de cinza total; também utilizada na determinação de cinza solúvel sem água,insolúvel em água e insolúvel em ácido.
* Muito útil para determinação dos metais mais comuns que aparecem em maiores quantidades.
* Por ser uma técnica simples é muito útil para análise de rotina.
* Muito embora seja demorada, pode-se acelerar o processo, usando certos agentes ou ainda deixar durante a noite, em temperaturas mais baixas.
* Temperatura mais alta com mairovolatização.
* Mostra-se mais sensível para amostras naturais
* Necessita de menor supervisão e pode ser aplicada em amostras grandes.

O experimento foi realizado na mandioquinha-salsa.

Segundo Carmo, “a mandioquinha-salsa é uma planta Apiaceae e da espécie Arracacia xanthorrhiza bancroft, cujas raízes apresentam interesse econômico e de grande qualidade nutritiva. Ela é considerada umalimento de função energética, pois na sua composição destacam-se alto teor de carboidratos, além de níveis consideráveis de minerais e boa fonte de vitaminas. Se comparado os teores desses minerais, o consumo diário de 100g de mandioquinha-salsa seria suficiente para suprir as necessidades diárias do consumo humano, além de apresentar, ainda, amido com características espécies que favorecem adigestibilidade. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (F.A.O.) reconhece que a mandioquinha-salsa é uma espécie de alto valor nutritivo, econômico, produtivo e com potencial para indústria e inclusive medicinal”. (CARMO, 2012).

OBJETIVO

Essa prática teve por objetivo verificar a porcentagem de cinzas totais na mandioquinha-salsa para o estudo da técnica de secagem emmufla a 550°C, sua importância na análise de alimentos e o conhecimento do teor de mineral presente neste alimento.

MATERIAL

* Pinça de copo;
* Luvas descartáveis;
* Cadinho de porcelana;
* Dessecador;
* Mufla;
* Ralador;
* Tábua de cortar;
* Faca;
* Espátula;
* Grafite;
* Balança de precisão;
* Becker.

MÉTODO

Retirou-se do dessecador , como auxílio de uma pinça, dois cadinhos de porcelana que já encontravam-se secos em estufa a 120°C e resfriados em dessecador. Marcou-se os cadinhos com grafite, diferenciando-os com número da bancada e amostra e pesou-os.
Dividiu-se a mandioquinha-salsa em duas partes com auxílio de uma faca e ralou-se as amostras em duplicata sobre uma tábua de ralar com o auxílio do ralador e transferiu-as...
tracking img