Vacina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vacinas




1) As sobras diárias dos imunobiológicos contra BCG, febre amarela, tríplici viral, dupla viral e rotavírus, disponíveis na sala de vacinação de uma Unidade de Saúde, devem ser:

R: esterilizados os frascos, acondicionados em caixas rígidas e encaminhados, semanalmente, à Secretaria de Saúde, para submissão de tratamento adequado.


2) Uma jovem de 20 anos de idade, na 18semana de gestação, apresentou documento de vacinação na triagem da sala de imunização com os seguintes registros: Reforço da dT aos 14 anos, quando tomou a primeira dose da hepatite B e uma dose de tríplice viral aos 12 meses.
As recomendações para atualização do esquema vacinal dessa jovem devem ser:

R: Administrar reforço da dT e aplicar a segunda dose da hepatite B.

3) Um dasrecomendações em relação à vacina BCG em crianças é:

R: administrar em prematuros nascidos com menos de 36 semanas, após um mês de vida e após atingir 2KG.

4) Os profissionais de saúde devem manter o seu esquema vacinal atualizado. Considerando os já vacinados com três doses das vacinas DPT, DT ou dT, eles devem receber:

R: um reforço de dT a cada 10 anos; três doses de hepatite B e dose única detríplice viral.

5) A introdução da vacina pneumocócica 10-valente no calendário vacinal da criança, tem contribuído para a redução dos dados de mobimortalidade das infecções causadas pelo Pneumococo.
O esquema correto de administração dessa vacina é:

R: aos dois meses de idade, iniciar o esquema de três doses com reforço entre 12 e 15 meses.

6) A administraçãode vacinas confere proteção contra os diferentes agentes causadores de doenças, as vacinas constituem um dos maiores êxitos da história da saúde por serem o método mais eficaz para prevenir determinadas infecções. Sendo assim, quando deve ser feita a primeira dose da vacina contra hepatite B:

R: nas primeiras 12h de vida do recém-nascido.
7) Segundo o Ministério da Saúde(2001), em relação àvacina contra influenza é correto afirmar que:

R: A vacina contra influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer das outras vacinas do Programa Nacional de Imunização.


8) Thaís, que é mãe de Gabriel, de 3 anos de idade, compareceu à unidade de saúde para vacinar seu filho. A data de nascimento da criança foi em 15/08/08, e na carteira de vacinação constam as seguintes vacinasrealizadas. BCG. 25/08/08. paralisia infantil primeira dose. 25/10/08, segunda dose 26/12/08, terceira dose 26/02/09. Tetra ( Difteria, Tétano, Coqueluche + hemófilo tipo B) primeira dose 25/10/08, segunda dose 26/12/08, terceira dose 26/02/09. Hepatite B primeira dose 25/08/08, segunda dose 25/10/08, terceira dose 26/02/09. Febre amarela, 15/08/09.

Após analise da carteira de vacinação, oenfermeiro orientará a mãe que neste momento, Gabriel deverá receber as seguintes vacinas.

R: Primeiro reforço contra poliomielite e da tetravalente e primeira dose contra sarampo, caxumba e rubéola. Agendar próximo retorno aos cinco anos de idade.

9) As vacinas recomendadas para uma criança de 5 anos de idade com carteira de vacina em dia são:

R; segundo reforço contra paralisiainfantil, segundo reforço DTP ( difteria, tétano, coqueluche) e segundo reforço contra sarampo, caxumba e rubéola.

10) A vacina que deve ser administrada ainda na maternidade e tem como esquema básico 3 doses, com intervalo de 30 dias da primeira para segunda dose, e de 180 dias da primeira para a terceira dose é :

R: hepatite B


11) Com relação à conservação das vacinas, marque aafirmativa correta:

R: Na arrumação do refrigerador, deve-se retirar as gavetas plásticas, caso existam, e em seu lugar colocar 12 garrafas com água, pois contribuem para a lenta elevação da temperatura.


12) A vacina BCG (Bacilo Calmette e Guérin) contra tuberculose apresenta algumas contra-indicações. Desse modo está contra-indicada para pessoas:

R: Com imunodeficiência...
tracking img