Pratica docente sobre identidade nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRATICA DOCENTE SOBRE IDENTIDADE NACIONAL




A atividade pedagógica realizada no ................, em São Miguel do Iguaçu, no período de vinte e três de agosto a sete de setembro, que contribuiu para idéia de identidade nacional foi confecção de um cartaz da bandeira brasileira e posteriormente um teatro dramatizadopelos alunos, sobre a independência do Brasil, organizado por mim com ajuda das educadoras Aparecida Albertina e Carla e coordenação pedagógica do cmei.
A atividade foi realizada com intuito de criar condições para o aluno reconhecer suas potencialidades nas artes plásticas e expressões corporais alem de promover o desenvolvimento social dos contatos com outras pessoas que não são do seu convíviosocial, também, resgatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação.
Projeto: independência do Brasil (1822)
Tema: historia da independência
Justificativa: hoje existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos, que fazem parte da nossa historia. E da garantia da cidadania de todos, com o propósito debuscar relevância do patriotismo da nação brasileira, portanto o trabalho do educador deve criar condições para alargar o universo do aluno incentivando-o a aprender conhecimentos sobre realidades distantes e também redescobrir a própria historia.
Objetivo geral: da atividade proposta foi uma melhor concepção de datas comemorativas cívicas, e construção de nacionalidade, pois percebendo adificuldade de compreensão dos alunos das datas cívicas, primeiramente porque nossas crianças são muito pequenas e acreditamos que a atividade deve ser apresentada para as crianças de uma forma lúdica, onde o difícil se torna fácil.
Objetivos específicos:
Formar na criança o conceito de pátria e razão de seus festejos
Conhecer melhor a historia da independência do Brasil
Incentivar o amor e respeitopela pátria
Reconhecer o hino da independência e a bandeira nacional
Desenvolver e estimular a expressão corporal
Eixos trabalhados:
Identidade e autonomia
Conhecimento do ambiente físico cultural e social
Corpo e movimento
Intercomunicação e linguagem (expressão corporal)
Conteúdos: registro de idéias /pinturas
Momentos de pratica de leitura /pelo educador leitor
Diversidadecultural
Organização da ação dramática a partir de: dramatização
Encaminhamentos metodológicos
No primeiro momento foi apresentado aos alunos o hino brasileiro
No segundo momento foi apresentada a bandeira do Brasil e suas cores: verde amarelo azul e branco.
Num quarto momento Iniciou-se a confecção de um cartaz onde foi utilizado papel Kraft tinta guache nas cores da bandeira brasileira, no qualos filhos convidaram seus pais para junto carimbar suas mãos e formar a bandeirado Brasil.
Num quinto momento foi contada a história da independência após foi ensaiado o teatro durante alguns dias.
Na semana seguinte o teatro foi apresentado nas dependências do cmei para alunos funcionários e pais, ao longo da semana o teatro foi apresentado em varias comunidades: Ipiranga, São Jorge, Aurorado Iguaçu e outras; e por último o teatro foi apresentado em frente à prefeitura municipal de são Miguel do Iguaçu, para autoridades e demais pessoas.
A atividade proposta foi realizada com sucesso, pois houve compreensão da data cívica por parte dos alunos e amplos elogios da comunidade.
A professora Ednéia Regina Rossi em sua fala na vídeo aula do capitulo seis nos fala que precisamos fazercom que as crianças desejem os preceitos da republica, para que esse anseio se torne realidade a atividade deve ser agradável e ansiada, foi o que incentivou a criação do projeto independência do Brasil .
Este tipo de experiência possibilita o crescimento intelectual do educando impulsionando seu desenvolvimento, pode se considerar a aprendizagem como um conjunto de determinadas atividades,...
tracking img