Povos Africanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A VARIEDADE DE POVOS AFRICANOS

A ÁFRICA NILÓTICA E SAARIANA

As informações mais antigas acerca de povos africanos referem-se ao Egito, onde floresceu ha 5 mil anos, no vale do rio Nilo, uma civilização que durou mais de a mil anos e deixou algumas marcas de sua grandeza, como os túmulos reais e as pinturas. Ainda na região do Nilo, outra civilização grandiosa foi a Núbia (750 a.C.),localizada na forquilha formada pelo encontro do Nilo Branco com o Nilo Azul. Nessa região, localizada no atual Sudão, houve sucessivos reinos que se impuseram sobre seus vizinhos, destacando-se Meroe, em torno de 500 a.C. e Etiópia, que desde o século da nossa era incorporou o cristianismo como religião oficial.
Desde o ano 100 havia cristãos em Alexandria, no Egito; e no século IV o evangelho erapregado na Núbia, que se ligava tanto ao Egito, pelo rio Nilo, como à Palestina, pelo mar Vermelho, Na Etiópia, ao sul da Núbia, o cristianismo chegou principalmente pelo mar Vermelho e resistiu constante pressão que o Islamismo exerceu sobre ele.
Essas regiões eram habitadas por povos oriundos da península Arábica, misturados com populações originarias do continente africano. Foi pelos portos domar Vermelho e pelo istmo de Suez que tanto os cristãos como os árabes penetraram no continente africano, mantendo com ele relações duradouras. A partir de 660, os seguidores de Maomé conquistaram povos a leste e a oeste da península Arábica levando consigo o islamismo, religião que seria cada vez mais importante na África.
Os habitantes do norte da África, onde hoje se localizam Líbia, aTunísia, a Argélia e o Marrocos, eram conhecidos como berberes e sofreram forte influencia árabe desde o século VII. Mas berbere também é o nome dado a uma variedade de povos nômades, que viviam na região do deserto, que criavam camelos e conheciam os oásis e os poços de agua, como os azenegues e tuaregues. No vale do rio Nilo e em algumas ter férteis próximas à costa, agricultores se fixaram em tornode aldeias ou cidades maiores. 0 pastoreio e o comercio eram as atividades de muitos. Na costa do Mediterrâneo estavam os portos por onde passavam as mercadorias trazidas pelas caravanas que transitavam pelo deserto do Saara e pelo Sael.
0 deserto do Saara era, como ainda é, habitado por uma variedade de povos nômades, que o conheciam muito bem. Esse conhecimento fazia deles os guias que tornavampossível o trânsito de pessoas e produtos por região tão inóspita. O camelo, animal trazido da península Arábica embora já existisse no Egito antigo — passou a ser usado com mais frequência somente a partir do século IV de nossa era.
Com ele, as condições de circulação pelo deserto melhoraram muito, graças a sua forca e a sua capacidade de ficar muitos dias sem comer nem beber agua. O camelofacilitou a comunicação através do deserto e sustentou um comercio que uniu o Sael ao norte da África e ao Mediterrâneo. Daí as cargas ainda seguiam para a península Arábica e para o mar Vermelho, por terra e por mar.
Os comerciantes tuaregues ligavam toda a região do Sael, no passado também conhecido como Sudão (que em árabe quer dizer terra de negros) ao norte islamizado da África. Eles foram osprincipais difusores do islã por toda essa região que corresponde mais ou menos aos atuais países do Sudão, Chade, Níger, Mali, Burquina Faso, Mauritânia e Saara Ocidental. Foi ai que se formaram os antigo impérios de Gana (séculos VI a XIII), Mali (séculos XIII a XVII) e Songai (XVII e XVIII).
Para a existência de todos esses impérios foram decisivas as condições físicas do delta interior doNíger, como é chamada região onde esse rio faz uma acentuada curva para o sul. Na altura dessa curva forma-se uma rede de rios e canais interligados que fertilizam a região vizinha do Saara. Essa fertilidade garantiu o sustento de muita gente, tanto a nativa como a que estava de passagem. Esses rios também favoreciam as atividades comerciais, serviam deles como vias de locomoção. As canoas...
tracking img