Povos africanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mandingas
Mandingas no Brasil
* Surgimento
* São descendentes do Império Mali, que ascendeu ao poder durante o reinado do grande rei mandingo Sundiata Keita. Os mandingos pertencem ao maiorgrupo etnolinguístico da África Ocidental - o Mandè - que conta com mais de 20 milhões de pessoas (incluindo os diulas, os bozos e os bambaras).
* Curiosidades
* Possuiam o hábito decarregar junto ao peito, pendurado em um cordão, pequeno pedaço de couro com inscrições de trechos do alcorão, que negros de outras etnias denominavam patuá.
* Via de regra por serem melhor instruídosque outros grupos e possuirem conhecimento de linguagem escrita, eram escolhidos para exercerem funções de confiança, dentre elas a de capitão-do-mato.
* Costumavam usar turbantes, sob os quaisnormalmente mantinham seus cabelos espichados.
* Diversos negros fugidos de outras etnias, para tentarem disfarçar o fato de não serem livres espichavam o cabelo e usavam o patuá em um cordãojunto ao peito, porém sem as inscrições.
* Os mandinga tinham o costume de se reconhecerem mutuamente recitando trechos do alcorão uns para os outros. Caso o negro interpelado não recitasse otrecho correto, o capitão-do-mato de etnia mandinga, capturaria o fugitivo imediatamente. Outras etnias viam nessa identificação entre si como um fenômeno mágico, atribuindo muitas vezes ao patuápoderes mágicos que permitiriam ao mandinga identificar os fugitivos.
Bibliografia: http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2010/02/mandingas.html

Malês
* Curiosidades/ Surgimento
* Muitospensam que o Islamismo chegou ao Brasil juntamente com a imigração árabe, em sua maioria por libaneses e sírios. Mas na verdade, os primeiros muçulmanos a pisarem em nossas terras vieram comoescravos nos navios negreiros. Era a tribo Malê, de origem africana. Instalados na Bahia, estes escravos foram de difícil domínio, pois eram bastante organizados e religiosos. Eram instruídos e ricos de...
tracking img