Povos africanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
África Antiga e Medieval
Queremos, inicialmente, dizer que há pouco material historiográfico sobre o continente africano. O estudo a seguir é baseado, principalmente, em textos, como o dos professores Nelson e Claudino Piletti, em Situação de Aprendizagem proposta pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para o 1º ano do Ensino Médio, além de textos e imagens dos sites Brasil Escola,Wikipédia e Google. No final, inserimos um link sobre uma aula do Telecurso para o Ensino Médio…
África ou Áfricas?
A África é vista como o mais pobre dos continentes. No entanto, cabe perguntarmos: ela sempre foi pobre? Alguns países cooperaram para esta pobreza africana? Ela é pobre economicamente, mas rica natural e culturalmente?
Atualmente, a África possui 50 países independentes e cercade 970 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Na verdade, há, pelo mesmo, duas “Áfricas” bastante distintas. Uma é a região do Egito, por causa de sua importância no surgimento de algumas sociedades complexas, e outra, a África subsaariana, que se desenvolveu ao sul do deserto do Saara. Como um grande continente que é, a África representa uma enormemassa continental, constituída por diferentes nações e reconhecida pela sua enorme variedade de aspectos naturais.

Para conhecermos um pouco o contexto histórico da África, aproveitaremos a contribuição dos professores Nelson e Claudino Piletti abaixo:
O comércio transaariano
Na África, a história da humanidade é mais longa do que em qualquer outro continente. Como já vimos, os primeiroshominídeos teriam aparecido no continente há pelo menos 4 milhões de anos e viveram nas regiões oriental (perto da costa do mar Vermelho e do oceano Índico) e meridional (próximo aos atuais territórios da Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue). Algumas dessas comunidades humanas saíram do território africano para outras regiões, como a Mesopotâmia e a Europa. Outras permaneceram no continente.
Enquanto ospovos que habitavam a região do Nilo tiveram um desenvolvimento vertiginoso entre 3000 a.C. e 1000 a.C., no restante da África o desenvolvimento das técnicas de agricultura e de criação de animais foi lento e gradual. Em muitos lugares, até os primeiros séculos da Era Cristã, prevaleceram sociedades atreladas à caça e à coleta de alimentos na natureza.
Algumas populações, no entanto, começaram a sesedentarizar e passaram a construir casas, a plantar arroz, trigo e outros cereais e a criar carneiros, cabras e gado para sua alimentação. Isso permitiu um aumento do número de habitantes e passou a haver comida suficiente para todos. Essas várias comunidades, ainda pequenas, abriram rotas com o objetivo de comercializar entre si os seus excedentes e também o sal, mercadoria de grande valorutilizada para cozinhar e conservar a carne no clima quente da região. Para realizar essas viagens, a população necessitava atravessar o deserto do Saara e, por isso, a atividade ficou conhecida como comércio transaariano.
Como o terreno a ser percorrido era muito acidentado – ora montanhoso, ora alagadiço ou então desértico –, para que o comércio pudesse se desenvolver os povos africanos passaram afazer uso de animais capazes de se adaptar a vários tipos de terreno e de clima. Primeiro, tentaram os bois, mas eram lentos e limitados; depois foi a vez do cavalo, introduzido aproximadamente em 1000 a.C. Apesar de ágil, o animal era difícil de ser encontrado e poucos podiam ter um. A grande mudança veio quando eles passaram a utilizar o camelo, nos primeiros séculos da Era Cristã.
Esse animal,fantasticamente adaptado às condições climáticas africanas, era capaz de transpor terrenos que nenhum veículo de rodas conhecido àquela época conseguiria. Além disso, passava vários períodos sem beber água, o que lhe permitia aguentar as longas travessias do deserto do Saara. Duas vezes mais rápidos e capazes de carregar duas vezes mais carga do que os bois (aproximadamente 250 quilos), os...
tracking img