Povo africano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Povo Africano

A África é um continente com mais de 50 países e possui inúmeras tribos, grupos étnicos e sociais. As estimativas dão conta de que a populaçãodo continente esteja em 930 milhões de habitantes. A quantidade de línguas faladas na África supera provavelmente a de qualquer outro continente. O árabe é predominante entre as nações da costa doMediterrâneo. Línguas derivadas do bantu são faladas por grande parte das populações subsaarianas. Nos grandes centros urbanos de alguns países é comum adotar-se a língua dos antigos colonizadoreseuropeus, como o inglês, o francês e o português.
Cerca de 80% da população é formada por povos negros, que ocupam, principalmente, as regiões centrais e sul do continente (ao sul do deserto doSaara). Esta região é conhecida como “África Negra”. Os principais grupos étnicos que habitam esta região são: bantos, sudaneses, bosquímanos, pigmeus, nilóticos. Já os brancos que são os berberes, árabese caucasianos habitam, principalmente, a região setentrional do continente (ao norte do Deserto do Saara). Por isso essa região é conhecida como “África branca”.

Hábitos ecostumes africanos
A África é um continente de grande diversidade cultural, uns dos costumes são: A capoeira, que foi criada logo após a chegada ao Brasil na época da escravização como lutadefensiva, já que não tinham acesso a armas de fogo.
O candomblé, que também marca sua presença no Brasil, principalmente no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados.Em muitos locais de África, as mulheres são ensinadas desde crianças a serem boas esposas, chegando a aprender linguagens secretas passadas pelas anciãs mais velhas para poderem apenas comunicar acercados problemas do casamento, sem que os maridos percebam o que elas dizem. As festas coloridas, a música e as danças são elementos fundamentais de um casamento africano. Tudo depende da parte de...
tracking img