Pound sterling

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS INSTITUTO VIANNA JÚNIOR
CURSO DE DIREITO





RENATA SALLES BARBOSA






FICHAMENTO DO TEXTO
IRACEMA






JUIZ DE FORA-MG
2012
RENATA SALLES BARBOSAFICHAMENTO DO TEXTO
IRACEMA
(ALENCAR, José de. 14. ed. São Paulo:Ática, 1983.)



(Romance)




JUIZ DE FORA-MG
2012
SINOPSE DO TEXTO

“Verdes mares bravios de minhaterra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba [...]" Com essas palavras, José de Alencar começa "Iracema". Trata-se claramente de um romance se consideramos seu enredo. Por outro lado, éum poema em prosa, se levarmos em conta o estilo, em que predomina o lirismo amoroso e a exploração do vocabulário indígena no português falado no Brasil.

. A história se inicia com o guerreirobranco Martim Soares Moreno, amigo dos índios pitiguaras, que habitavam o litoral, perdendo-se nas matas. Lá foi encontrado por Iracema, a deslumbrante virgem, filha do pajé Araquém, da tribo dostabajaras, habitantes do interior da região.

Iracema acolheu o jovem branco e o levou para sua tribo, onde ele foi recebido como hóspede e amigo. Ao inteirar-se da celebração que os tabajaras faziam a seugrande chefe Irapuã, que vai comandá-los num combate aos pitiguaras, Martim resolveu fugir, naquela mesma noite. Iracema o impediu, pedindo-lhe que aguardasse a volta de seu irmão Caubi, que poderiaguiá-lo pelas matas.

Aos poucos, surge afeto entre Iracema e Martim, que logo se transforma em paixão. A situação se complica, pois Irapuã também estava apaixonado pela índia e tentou matar Martimquando este já deixava a aldeia, após descobrir que Iracema, por ser filha do pajé e guardiã do segredo da jurema, deve permanecer solteira.

No entanto, a união dos dois se consuma numa noite em queMartim, em sonho, imaginou possuir Iracema, sendo que esta de fato se entregou a ele. Desse modo, quando Martim decide partir para escapar a Irapuã e aos tabajaras, Iracema lhe revelou a verdade e...
tracking img