Postura de um professor em sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto de didática etapa 2
Um docente com a postura de saber o que é estável e o que é circunstancial em sua pessoa, conhecer suas características e potencialidades ereconhecer seus limites é central para o desenvolvimento da identidade e para a conquista da autonomia. As crianças em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas, ouvidas,cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. Possibilitando desde muito cedo a efetuarem suas escolhas e assumirem pequenas responsabilidadesfavorecendo o desenvolvimento da auto estima, sendo essencial que as crianças se sintam confiantes e felizes.
O desenvolvimento da identidade e autonomia estão intimamenterelacionados com o processos de socialização escolar, criando nessa interação laços afetivos com o docente e outras crianças, contribuindo assim para que o reconhecimento do outro e aconstatação das diferenças entre pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
A instituição constitui, por excelência, em espaços desocialização, que propicia o contato e o confronto com adultos e crianças de várias origens socioculturais, de diferentes religiões, etnias, costumes, hábitos e valores, fazendodessa diversidade um campo privilegiado da experiência educativa.
O trabalho educativo, cria condições para a criança conhecer, descobrir novos valores, ideias, costumes epapéis sociais.
O modo como os traços particulares de cada criança são recebidos pelo professor, e pelo grupo em que se insere tem um grande impacto na formação de suapersonalidade e de sua auto estima, já que sua identidade está em formação, é explicito isso em um dia que o professor não está bem ou quando chega aquele aluno mais agitado!
tracking img