Trabalho do pedagogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Detalhes Adicionais
Por exemplo:O aluno Ednã,que o nome dado a ele não o deixa tão feliz,por que os professores,ao chamá-lo,erram apronuncia de seu nome ou ignoram o acento quando escrevem.Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas,palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos ,quando outros pronunciam seu nome.
DEEMMAIORES DETALHES POSSIVEIS!OBRIGADO.
6 dias atrás
Qual deve ser a postura do professor em relação ao nome do aluno?respondam com base no texto abaixo:?
EDNÃ,ja algum tempo vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação.Tudo começa pelo horario de chamada,durante a chamada,muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome,no entanto o nome dado ao aluno não o deixa tãofeliz,porque os professores,ao chama-lo,erram a pronuncia de seu nome ou ignoram o acento quando escrevem.Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas,palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando outros pronunciam seu nome.
Qual deve ser a postura de um professor diante alunos mal comportados, crianças de 6 a 10 anos?
•Denuncie
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Acredito que a melhor forma é a construção de regras.
Trazer a turma para o compromisso. Pois se existem na sala crianças que não se comportam como deveriam, também existem aquelas que se sentem incomodadas, além é claro, do professor, que é membro do grupo.
Alencar algumas reflexões com o grupo seria muito importante, um bom exemplo, eufico incomodada quando vc grita na sala, isso atrapalha as outras salas, vc gostaria que todos gritassem com vc?
Sei que é complicado, mas uma sugestão é o livro da Telma Vinha "A moralidade na Educação Infantil".
É um bom parâmetro, pode lhe ajudar.

Abraços e boa sorte



QUAIS CONSEQUÊNCIAS TRAZ A POSTURA DOCENTE AUTORITARISTA SOBRE OS ALUNOS?

O professor não deve ser autoritárionem alienado em sala de aula. Deve ser sujeito, ser amigo dos alunos, compreensivo e companheiro, deve ter a mentalidade aberta e acompanhar o processo de construção do conhecimento no seu aluno, agindo como agente entre os objetos do saber e a aprendizagem. Deve ser para o aluno seu decifrador de códigos e receptor de muitas linguagens.

Um professor que desempenha sua práticaautoritariamente influencia sua classe à indisciplina, pois sua prática não permita aos alunos, oportunidades plenas para o seu desenvolvimento cognitivo, não permite que ele estabeleça relações entre a experiência vivenciada por ele com a teoria ensinada na escola, ou seja, ele não consegue construir o conhecimento de forma significativa. Essa prática docente não oferece condições aos alunos para que elesdespertem suas potencialidades, a fim de alcançarem sua auto-realização, preparação para o trabalho e exercício da cidadania.

A idéia de professores autoritários, que agem de modo tradicionalista, em sala de aula está inserida na mentalidade dos pais, porque ocorre aos pais que os docentes têm que se ocupar com uma classe silenciosa, com os alunos calados e sentados um atrás do outro e mantendo-selonge dos professores.

Nos dias de hoje o professor tem a função de educar para o convívio familiar, além do social, conforme afirma Içami Tiba, sobre a responsabilidade que está nos ombros dos professores: “Os professores não foram capacitados para essa nova função em seus cursos de formação. Existe um descompasso entre essa capacidade e a solicitação dos pais em relação à educação dos seusfilhos”, (p. 15, 1998).

Os modelos tradicionais de ensino, que modelam o professor autoritarista geram nos alunos, violência e revolta, desenvolvidas pelas pressões e frustrações inerentes a escola tradicional, sem contar que não há aprendizagem com significação quando o professor é autoritário, pois, conforme afirma Lima (p. 56, 2003): “[...] este não dá oportunidade de seus alunos se...
tracking img