Introducao ao metodo pilates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O BENEFICIO DO METODO PILATES NO TRATAMENTO DE HIPERCIFOSE

Frederico A. Messias Braga

INTRODUCAO AO METODO PILATES

O Metodo Pilates desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates, um inteligentecomplexo de movimentos fisicos que utilizam princípios especiais e específicos para relacionar corpo e mente, trabalhando a resistência física, respiração, alongamento e flexibilidade. Joseph Pilatesse inspirou em diversas técnicas, terapias e praticas para elaborar seu método; a Hatha-Yoga, a meditação Zen, a dança e ate mesmo alguns esportes, associando o estudo da postura e respiração corretas.Os principais objetivos são: concentração, consciência corporal, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimentos.
Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880,em sua adolescência o mesmo praticou inúmeros esportes sendo que em 1912 tornou-se lutador de boxe profissional, porém no período da I Guerra mundial em 1914 o mesmo foi exilado e passou a trabalharem um hospital com exilados e mutilados. Foi nesse período que Joseph iniciou com o uso de molas no tratamento médico. Em 1923 Joseph mudou-se para Nova Iorque onde abriu seu primeiro estúdio, mas seutrabalho só ganhou repercussão a partir dos anos 40 tendo maios destaque entre os dançarinos, destacando que o mesmo acabou casando com uma dançarina a qual após a morte de Joseph em 1967 aos 87 anospassou a assumir o estúdio do marido dando continuidade ao trabalho.
O Método Pilates divide-se em exercícios de solo onde são executados no chão em postura deitada, sentada ou em pé e exercícios emaparelhos sendo estes executados em aparelhos criados pelo próprio Joseph Pilates onde se utiliza molas as quais geram maior resistência aos movimentos.
Joseph sempre deu grande importância àflexibilidade com exercícios que pudessem oferecer tais benefícios, a partir de seus estudos chegou-se hoje a exercícios que envolvem contrações isotônicas e isométricas com ênfase no centro de força...
tracking img