Postura Aluno-Professor

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2013
PROFESSOR
Manter a motivação
O professor desmotivado não se mobiliza para encontrar iniciativas criativas e inovadoras dentro do contexto da Educação. Ele espera que as soluções para suas aulasapareçam prontas, como num toque de mágica, ou venham de autoridades públicas, sendo que também cabe ao professor buscar novos recursos pedagógicos e metodologias que estimulem seus alunos em seusaprendizados.
Demonstrar afeto
Uma convivência diária sem afetividade torna-se intragável para todos e compromete o interesse dos alunos pelo ambiente, pelas vivências e pelos conteúdos passados. Quandohá afeto, há confiança, há respeito, e cria-se um ambiente muito mais propício para o sucesso do processo de aprendizagem.
Cuidar da aparência
O aluno está construindo sua identidade, e o professoré, sem dúvida, uma referência importante. Se ele vai para a escola com um visual desagradável, usando roupas sujas ou amassadas, certamente vai desestimular o aluno a interagir e a dialogar com ele.Não quero dizer que o professor precisa vestir roupas caras, sofisticadas, formais. Mas precisa estar com uma aparência boa, leve, e ter uma higiene pessoal impecável, inclusive para estimular o alunoa também se cuidar.
Interagir e evitar rótulos
Nada desanima mais um aluno do que um professor que entra na sala, explica um assunto rapidinho e manda fazer, durante uma ou duas aulas inteiras, osexercícios da apostila, enquanto ele fica em sua mesa corrigindo cadernos ou provas de outras turmas.
Passar segurança
Professor despreparado seja porque veio de um Ensino Superior deficiente sejaporque não atualizou seus conhecimentos ao longo de sua carreira tem grandes chances exercer sua prática com insegurança, e, consequentemente, desestimular os alunos. Entre os alunos sempre existeaquela expectativa de que o docente seja um ‘mestre’ em sua essência.  E, se os alunos percebem que o professor tem pouco domínio dos conteúdos no momento de transmitir os conhecimentos, possivelmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Postura diferenciada em EAD: alunos e professores
  • A postura de um bom professor, um bom aluno e um mau aluno.
  • A POSTURA DO PROFESSOR EM CRIAR NO ALUNO A AUTONOMIA DE CORREÇÃO É EXCLUDENTE?
  • A avaliação e a postura do professor diante do erro do aluno
  • Postura do professor
  • Postura do professor
  • Postura do professor
  • Professor e sua postura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!