Piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS DE PIAGET, VIGOTSKI E WALLON

É possível afirmar que tanto Piaget como Vigotski concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, algumas diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento.
Os Fatores Internos e Externos no desenvolvimento da criança Piaget privilegia a maturação biológica e Vygotsky, oambiente histórico-social, no entanto não fala e nem despreza a maturação. E na Construção Real, Piaget acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que esta se encontra; Vygotsky discorda de que a construção do conhecimento proceda do individual para o social, os adultos são modelos para as crianças.
E quanto ao Papel daAprendizagem Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
No papel da Linguagem no Desenvolvimento e á Relação entrea Linguagem e Pensamento, Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso damemória e o planejamento da ação.
Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
Resumo:
(...) posturas são tendências ou disposições adquiridas e relativamente duradouras, que levam as pessoas aavaliar, de um determinado modo, um objeto, indivíduo, acontecimento ou situação e a atuar de acordo com tal avaliação.
Estas posturas as quais se referem os autores, permeiam a ação do professor que perpassa por muitos fatores e alguns serão tratados neste estudo, tais como a interação com os alunos no que diz respeito à afetividade e à autoridade.
A postura do professor não apenas influenciará oprocesso ensino-aprendizagem como marcará o aluno, como afirmou Freire (2008, p.66):
(...) o professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar suamarca.
E esta “marca” a qual se refere Freire, acompanhará o aluno não apenas no decorrer de sua vida estudantil, mas também na sua vida pessoal, ou seja, a postura do professor, assim como a qualidade da “marca” que imprime, contribuirá significativamente para definir a formação de seus alunos e a sua contribuição à sociedade. Portanto:
(...) não é suficiente que o professores conheçam novasteorias; é preciso, além disso, que eles se conscientizem de seu papel social e se comprometam, em sua prática pedagógica, com a luta dos oprimidos pela transformação da sociedade, buscando eles também conquistar o poder de agir e decidir com autonomia (FREITAS, 1998, p.128).
O professor deve assumir uma postura adequada que o leve a penetrar no mundo do aluno, pois muitas vezes, há um abismo entre omundo do aluno e o mundo do professor. Para diminuir esta distância e para que o professor possa descobrir qual a melhor postura, lhe cabe a tarefa de ouvir os alunos, aproximar-se e interagir com eles, capacitados que são de opinarem.
“Ninguém conhece melhor os problemas e as soluções alternativas do que aqueles que os experimentam.” (ESTEVES, 1993, p.21). No entanto, é importante ressaltar...
tracking img