Resenha casa grande e senzala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O teste em tela tem como objetivo, analisar como o autor Gilberto Freire interpretou a sociedade brasileira através de sua obra Casa-Grande e Senzala.
Gilberto Freire foi um dos grandes nomes de nossa história e através da trilogia Casa-Grande e Senzala (Brasil colonial); Sobrados e mocambos (continuação de Casa-Grande e Senzala) e Ordem e Progresso (Transição do Impériopara a República); Freire formou um vasto painel da sociedade brasileira, contribuindo brilhantemente para a teoria da formação sócio histórica do Brasil.
Para analisarmos a interpretação do autor utilizamos como fonte de pesquisa o livro publicado por Freire em 1933, sendo esta a sua primeira e mais famosa obra.



Casa-Grande e Senzala

O livro Casa-Grande e Senzala deGilberto Freire, publicado em 1933 pode ser considerado um divisor de águas na história da sociedade brasileira, pois o autor a partir desta obra faz uma interpretação do Brasil nunca feita antes. Freire descreve a formação da sociedade brasileira composta pelas três raças: branca, índia e a negra, destacando o aspecto positivo desta miscigenação para o processo da colonização portuguesa no Brasil,opondo-se as teorias racistas da época e promovendo a tese da Democracia Racial, varrendo assim a noção de racismo do pensamento brasileiro. Freire passa de forma positiva a contribuição da mestiçagem, e transformando o nosso Brasil no País Tropical.


Quanto à miscibilidade nenhum povo colonizador, dos modernos, excedeu ou sequer igualou nesse ponto aos portugueses. Foimisturando-se gostosamente com mulheres de cor logo no primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços que uns milhares apenas de machos atrevidos conseguiram firmar-se na posse de terras vastíssimas e competir com povos grandes e numerosos na extensão de domínio colonial e na eficácia de ação colonizadora. (Freire, 1992, p. 9).

Sendo assim a partir do primeiro capítulo Gilberto Freiredescreve que o processo de colonização do Brasil iniciou-se com a chegada do português em busca de enriquecimento rápido, logo depois deste ter colonizado a África e a Índia, passando neste contexto de uma colonização mercantil para a agrícola e confirmando a sua capacidade para a tarefa colonizadora.
Freire mostra a participação significativa da estrutura arquitetônica da Casa Grande, naconstituição da sociedade brasileira e de suas determinações culturais, sendo o patriarcalismo o modelo no qual uma pessoa dotada de poder, o exerce sobre todos que se encontre em se domínio.
Quando os Portugueses chegaram ao Brasil ocorreu uma rápida mistura com as índias, caracterizando o início de um hibridismo cultural. “A luxuria dos indivíduos, soltos sem família; no meio da indiada nua, vinhaservir às poderosas razões de Estado no sentido de rápido povoamento mestiço da nova terra. (Freire, 1992, p. 93).
Sendo assim as índias supriram o grande problema da colonização, que era a falta de mulheres brancas, desta forma a índia seria a base da família brasileira.
Os principais culpados pelo despovoamento indígena foram os jesuítas que aplicava a educação aos índios, catequizando-os econvertendo esses indivíduos ao cristianismo, com isso a sua cultura foi desfeita sendo trocada pela do branco.
Os portugueses tiveram algumas dificuldades em relação ao solo, devido a enchentes e secas, vermes e insetos nocivos ao homem. Mas apesar de todas as adversidades, os portugueses tornaram vitoriosa sua colonização, sendo que:


Da ação da sífilis não se poderá dizero mesmo; que esta foi a doença por excelência das casas grandes e das senzalas. A que o filho do senhor de engenho contraia quase brincando entre negras e mulatas ao desvirgindar-se precocemente aos doze ou treze anos. Pouco depois dessa idade o menino era donzelão. Ridicularizado por não conhecer mulher e levado a troça por não ter marca de sífilis notou, notou Martius que o brasileiro como...
tracking img