Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
POSITIVISMO

Manaus
2012
AMANDA FERREIRA
CARLA RAPHAELA
CARLOS EDUARDO
ELISSON
GISLAINE BELEM
LEONILDE
PAULO MOISÉS
TATIANNETRABALHO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
POSITIVISMO

Trabalho apresentado à professora Inalda, para obtenção de nota parcial da disciplina Ciências Sociais, referente ao primeiro período do curso de EngenhariaBásico.

Manaus
2012
POSITIVISMO

O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado daexperiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos (positivos) a verdadeira ciência (na concepção positivista), sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando aimaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. O Positivismo nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerandoeste tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis (relações constantes entre os fenômenos observáveis). Em sua obra  Apelo aos conservadores (1855), Comtedefiniu a palavra "positivo" com sete acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
Comte acreditava ter descoberto "uma grande lei fundamental" a partir de seus estudos sobre "odesenvolvimento total da inteligência humana em suas diversas esferas de atividade", assim a ideia-chave do Positivismo Comteano foi a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou epassa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:
1. Teológico: é o estágio primitivo, "provisório e preparatório", onde os fenômenos sãoexplicados através da ação direta e contínua de agentes sobrenaturais, como deuses e espíritos, a quem são creditadas todas as anomalias; as observações dos fenômenos são em número reduzido, o que faz com...
tracking img