Positivismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
Introdução.................................................................................................................... 1
Pesquisa....................................................................................................... 2, 3, 4, 5, 6
Conclusão.................................................................................................................... 7Referencia Bibliografia................................................................................................. 8

Introdução
A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhaes e o de RaimundoTeixeira Mendes, autor da bandeira nacional.
Houve no Brasil dois tipos de positivismo: um positivismo ortodoxo, mais conhecido, ligado a Religião da Humanidade e apoiado pelo discípulo de Comte Pierre Laffitte, e um positivismo heterodoxo, que se aproximava mais dos primeiros estudos de Augusto Comte que criaram a disciplina da Sociologia e apoiado pelo discípulo de Comte Emile Littre.
Em 1876 efundada a Sociedade Positivista Brasileira, que mais tarde viria a se transformar na Igreja Positivista Brasileira Interessante que o positivismo para entrar no Brasil teve que se ajustar, afinal tem caráter político, militar e religioso, sendo este último de caráter ortodoxo com os apóstolos Miguel Lemos e Teixeira Mendes que viriam a frequentar a Religião da Humanidade, na rua Benjamin Constant.E importante destacarmos o papel de Benjamin Constant. Seu caráter doutrinário em relação aos ensinamentos de Auguste Comte foram cruciais para a instauração de um regime de ordem e progresso.
Não podemos esquecer que o positivismo não foi apoiado pelos setores mais antigos, ou seja, pelos radicais ortodoxos e aristocracia rural, que veio a perder seu poder político para o novo regimepositivo-burguês de desenvolvimento e dominação.
Desde o período monarquista que o Brasil alicerçava sua ideia de representação baseado em John Locke, que concordava com a ideia de que o governo deveria ser organizado a partir do consenso, embora desejasse um Estado com autoridade controlada.
A centralização do poder além de garantir a força necessária para a manutenção da ordem, ainda garantia aogovernante a chamada continuidade administrativa, ou seja, ele poderia indicar um sucessor caso não quisesse assumir o governo.
1

Pesquisa
A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que oPositivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho deMagalhães (o “Proclamador da República”) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional.
O lema Ordem e Progresso na bandeira do Brasil é inspirado pelo lema de Auguste Comte do positivismo: L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but (“Amor como princípio e ordem como base; o progresso como meta”). Foi colocado, pois várias das pessoas envolvidas no movimentoque depôs a monarquia e proclamaram o Brasil República eram seguidores das ideias de Comte.
A conformação atual da bandeira do Brasil é um reflexo dessa influência na política nacional. Na bandeira lê-se a máxima política positivista Ordem e Progresso, surgida a partir da divisa comtiana O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por meta, representando as aspirações a uma sociedade...
tracking img