Positivismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil, diversas criações utópicas que se gestavam na Europa entraram no país nos anos 50 do século XIX, mas começaram a ganhar força quando o positivismo tornou-se a corrente de ideias mais importante, isto é, por volta dos anos 70, alcançando seu apogeu nos anos 90. No Brasil a influência do positivismo aparece no início da República e na década de 1970, com a escola tecnicista.
Em 1846,surge uma importante revista em Pernambuco, vinculada às ideias socialistas de então. Trata-se de O Progresso, que contava com assinantes nas principais províncias do império: Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. Era dirigida por Antônio Pedro de Figueiredo, amigo pessoal do francês Vauthier, que também foi seu redator por algum tempo. A passagem de Vauthier pelo Brasil é importante porque, além deter contribuído para a introdução das ideias socialistas no país, marca uma relação embrionária com o positivismo.
O positivismo só veio a se implantar no Brasil firmemente a partir de 1870, as ideias de Comte começam a aparecer no final da década de 1840. Augusto Comte, com ideias abstratas queria substituir a ciência por dados colhidos pela experiência. A sua pretensão era formular uma "física"social (a "sociologia") que alterasse o quadro social instável da época, decorrente das novas relações de trabalho do capitalismo industrial. Assim, concebe a chamada lei dos três estados: teológico, metafísico e positivo.
Segundo Comte na fase positiva, o homem expõe os fenômenos e estabelece relações constantes de semelhança e sucessão entre eles, estando a argumentação e a imaginaçãosubordinadas à observação. Nessa fase, as causas e as essências são deixadas de lado buscando apenas evidenciar as leis imutáveis que nos regem, ou seja, o conhecimento destina-se apenas a organização e não a descobrir o real, o certo e o inquestionável, através do empirismo.
Tal como Conte, Teixeira Mendes e Miguel Lemos seguiram rigorosamente a doutrina comteana e pregavam os cânones da FilosofiaPositivista, acreditavam que a República deveria ser o estado final da evolução política da humanidade. Em primeiro momento foi o pensamento dos positivistas ortodoxos que prevaleceu e eles iniciam frentes de combate ao Império e atacam por dois flancos: no âmbito político e no âmbito religioso.
No Brasil o positivismo promove uma ruptura com o senso comum, em favor da implantação do Estadoliberal, que é criado para substituir o Império e o modelo de uma sociedade escravocrata. Mas este fato ocorreu em razão da Constituição do Império de 1824 ser interpretada seguindo às ideias de Rousseau, considerando uma total ausência de consciência política na estrutura do Império. D. Pedro I passou de Regente e Príncipe do Brasil para Imperador do Brasil, sem esquecer que os ideários de liberdade quemarcaram a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa conduziram à independência do Brasil.
O positivismo, então tenta se instalar na República desde os primeiros dias, visando implantar as ideias positivistas e para isto, Miguel Lemos e Teixeira Mendes enviam ao Chefe de Governo uma série de documentos para mudança das bases essenciais de organização do país. Essas ideias noentanto causaram horror a Ruiu Barbosa, que fora encarregado de coordenar os trabalhos para a elaboração de uma nova Constituição Brasileira.
Os positivistas tinham como maior adepto o ministro da agricultura Demétrio Ribeiro, que encabeçava as principais teses positivistas: separação da igreja e Estado, casamento civil, liberdade de pensamento, fim no anonimato da imprensa, secularização doscemitérios, e etc. Porém pouco a pouco os positivistas foram vendo muitas das suas ideias derrotadas pelo liberalismo capitaneado por Rui Barbosa e, ao final de dois meses e meio, por não concordar com a política financeira adotada pelo governo provisório, Demetrio Ribeiro acaba por demitir-se, encerrando a participação da influência do Positivismo de forma direta na direção do país.
Contudo, as...
tracking img