Riscos ocupacionais do cirurgiao dentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE POTIGUAR DA PARAÍBA - FPB
PÓS-GRADUAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
DISCIPLINA: HIGIENE DO TRABALHO I - RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.
PROFª JULIANA

CIRURGIÃO DENTISTA: SEUS RISCOS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS E SUAS POSSÍVEIS PREVENÇÕES.
Paula Isabel N. Introine Silva

JOÃO PESSOA/PB
Setembro/2012
INTRODUÇÃO

O trabalho ora apresentado tratará de uma dasprofissões que estão expostas a todos os tipos de riscos ocupacionais, que é a do cirurgião-dentista, onde o tema específico será detectar quais os riscos ambientais, em especial os voltados a higiene ocupacional, que são os riscos físicos, químicos e biológicos e consequentemente dar as possíveis soluções para prevenção de acidentes decorrente destes riscos elencados.
Primeiramente o trabalhotrará noções gerais sobre os tipos de riscos ambientais tratados, depois reportará especificamente aos encontrados na profissão pesquisada, mostrado dados e fotos que melhor esboçarão a explicação sobre a prevenção de doenças ocupacionais.
Em termos legais trataremos da analise também da NR-9 e NR-32 do Ministerio do Trabalho e Emprego, além da Constituição Federal e da CLT (Consolidação dasLeis do Trabalho).

CAPÍTULO 1.

RISCOS AMBIENTAIS NO AMBIENTE OCUPACIONAL DO CIRURGIÃO-DENTISTA: NOÇÕES GERAIS

De antemão vale a pena conceituar o que se entende por risco, onde este nada mais é do que uma situação com determinado potencial de causar danos.
Estes danos segundo o autor Armando Campos podem ser entendidos como:

¨lesões a pessoas, avarias em equipamentos ouestruturas, perda de material em processo de produção ou redução da capacidade de desempenho de uma função predeterminada. Havendo riscos, haverá a possibilidade de ocorrerem efeitos adversos”.

Sintetizando em fórmula matemática, o mesmo autor complementa que:
-------------------------------------------------
RISCO = PROBABILIDADE X CONSEQUÊNCIA

1.1 RISCOS AMBIENTAIS – NR 9

Constantena NR-9 do MTE, encontramos os riscos Físicos, Químicos e Biológicos, previstos na higiene ocupacional, onde podem ser levantados efeitos e danos específicos a saúde do trabalhador.

1.2.1 RISCOS FÍSICOS

O riscos físicos estão diretamente relacionados com energia. Dentro das espécies destes riscos, encontramos: o ruído, as vibrações, o calor e o frio excessivo, a umidade, asradiações ionizantes e não ionizantes e as pressões anormais.
O ideal é que sempre o trabalhador esteja em uma situação confortável alheia a estes tipos de riscos, pois como dito pode causar diversos tipos de danos a saúde do mesmo.

1.2.2 RISCOS QUÍMICOS

São substancias constituídas por matéria que pode estar presente no ar, na forma de moléculas individuais (gases ou vapores) ou degrupos de moléculas (aerodispersoides ou névoas). Tendo como via de entrada dessas substancias no organismo humano a via respiratória, a via dérmica ou cutânea, a via digestiva e a via parental (através de feridas).
Como exemplo de substancias químicas e consequência da ação no organismo:



1.2.3 RISCOS BIOLÓGICOS

A NR-32 veio modificar o conceito de riscos biológicostrazidos pela NR-9, onde em seu itens 32.2.1 e 32.2.1.1, estabelece:

32.2.1 Para fins de aplicação desta NR, considera-se Risco Biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos.
32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons. (grifo nosso)

A maior dificuldade nestetipo de risco é a sua transmissão, pois tanto pelo ar, quanto pela agua, por animais, ou seja, em qualquer lugar podemos encontrar tais microrganismos, por isso as medidas de prevenção contra esses grupos como a vacinação, a esterilização, a higiene pessoal, o uso de EPI, a ventilação adequada e controle médico, além da observância da NR-32, são imprescindíveis para não gerar danos à saúde do...
tracking img