Position paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSITION PAPER

O objetivo deste paper é esclarecer a importância do gerenciamento de estoques para as organizações na visão dos autores Dias (2005), Martins e Alt (2002), Viana (2006) e Pascoal (2008). Atualmente, mais do nunca, toda organização deve buscar manter a competitividade, tomando as melhores decisões baseada em controles eficientes e eficazes. Segundo Dias (2005) o tamanho dosucesso de uma organização hoje, é condizente a capacidade que ela tem em captar, transmitir e entender as informações que lhe são pertinentes. Ou seja, quanto mais a empresa reunir informações (inclusive as de estoque), e aplicá-las de forma eficiente e eficaz, maior será sua probabilidade de êxito.
De acordo com Martins e Alt (2002) desde o princípio da administração, o estoque sempre foi objeto deestudo e atenção dos gerentes. A necessidade de saber o que acontecia com os materiais, seu tempo de armazenagem, a quantidade que tinha armazenado, e o quanto deveria comprar, foi o que levou as empresas a adotarem uma gestão de estoque (PASCOAL, 2008). Essa necessidade ganhou mais evidência, segundo Viana (2006), a partir de 1939, com a publicação do livro do francês George Becquart, na qualdiscutiu essencialmente problemas de estoque.
O termo estoque, de acordo com Viana (2006) refere-se a uma reserva para uso no momento que for preciso, englobando todos os recursos escrituráveis utilizados, e que segundo Martins e Alt (2002) é constituído por meio da aquisição regular de recursos materiais. Portando, podem ser chamadas de estoque todas as coisas contabilizáveis, prontas ou emprocesso de formação (matéria-prima, mercadorias produzidas e/ou mercadorias vendidas) que participam da linha de atividade de uma organização.
Os estoques são controlados mediante suas entradas e saídas; o fluxo de vendas de mercadorias ou produtos. Para Pascoal (2008) isso se dá pela descrição, fiscalização e administração da entrada e saída de mercadorias e produtos, seja numa indústria ou nocomércio. Segundo Viana (2006), esse gerenciamento pode ser manual, utilizando fichas e folhas, ou por meio mecanizado, onde se faz uso da informática.
Sua função segundo Dias (2005, pg. 20): é de amortecer “[...] entre os vários estágios da produção até a venda final do produto”, funcionando assim como reguladores do fluxo de negócios. Estar atento a essas variações é importante porque permite aogestor saber se os recursos estão de acordo com o planejamento e as necessidades da organização (MARTINS; ALT, 2002; VIANA, 2006); se há equilíbrio entre estoque e consumo.
Para identificar o equilíbrio entre estoque e consumo são necessárias algumas informações que possibilite chegar a tais conclusões. De acordo com Dias (2005) e Viana (2006) é possível fazer isso mediante a aplicação de algumaspolíticas, como a padronização dos materiais; a identificação por quantidade itens; a manutenção dos estoques de acordo com a real necessidade da organização, atribuindo quantidade máxima, mínima e de segurança para cada um; a reunião das informações para possíveis estudos estatísticos e de planejamento; estabelecimento da periodicidade necessária a cada produto; estudando freqüentemente aalienação de recursos, para que os produtos que não tenham mais serventia sejam retirados do estoque; e estabelecendo ou não regras para quantidade maior de materiais entregue do que a permitida.
A administração de estoque envolve toda a organização; tendo uma relação especial com os departamentos de compras, produção, vendas e o financeiro. É dever da administração de estoque definir uma política queconcilie da melhor maneira possível os interesses de todos os departamentos, sem danificar as atividades da empresa (DIAS, 2005; PASCOAL, 2008). O gestor precisa saber que cada área da empresa terá uma visão diferente quanto ao estoque ideal, por isso é importante estabelecer políticas organizacionais em consenso.
Segundo Martins e Alt (2002) há pressões para a manutenção de baixos níveis de...
tracking img