Position paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINESE – CAMPUS SOMBRIO


TAINAN S. VALENTIM
MOACIR DE OLIVEIRA S.





POSITION PAPER
Comunidades Virtuais Gerando Identidades naSociedade em Rede

















Sombrio (SC)
2012
TAINAN S. VALENTIM
MOACIR DE OLIVEIRA S.






POSITION PAPER
Comunidades Virtuais Gerando Identidades na Sociedade emRede




Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Metodologia Cientifica 1, do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, do Instituto Federal deEducação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio.

Orientadora Maria Emília Martins da Silva










Sombrio (SC)
2012
1 INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento eacessibilidade a tecnologias que permitem interação a distância, a sociedade atual está sofrendo alterações estruturais profundas. Tais mudanças sempre estiveram presentes na história humana, mas nunca foi tãorápida e visível como nos dias de hoje.
Como Corrêa afirmou, o impacto tecnológico refletiu na constituição de uma nova cultura, a cibercultura, e de uma nove forma de estabelecimento de relaçõessociais por meio da rede, a sociabilidade (Corrêa apud CASTELLS, 1999). Na era do conhecimento, onde a informação é de fácil acesso, as pessoas buscam por interesses em comum formando grupos sociaisdiversificados. A participação em vários desses grupos fazem com que cada indivíduo crie identidades para cada comunidade, e isso provoca uma “crise de identidade” devido a mudança continua dos quadros dereferência.
As comunidades virtuais, apesar de criar uma nova cultura, enfraquece identidades culturais que antes eram impostas por questões de fronteiras, nacionalidades, idiomas, etc. Essa quebrade barreiras promove um desencaixe social, aumentando a abrangência das buscas por compartilhamento de interesses do mesmo tipo.

2 COMUNIDADES VIRTUAIS

A internet deixou de ser um meio de...