Hitler e mussolini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nazismo e Fascismo

Uberlândia
2012



Nazismo e Fascismo
Trabalho organizado sobre a orientação da
Prof° da disciplina de de Historia Vania no 3°
ano D

Uberlândia
2012
IntroduçãoNeste trabalho iremos desenvolver uma pesquisa ,que ira abordar vários aspectos importantes do Nazismo na (Italia ) e Fascismo na (Alemanha).
Ao longo deste trabalho estudo, Hitler e o Nazismo, o fracasso na primeira tentativa de tomada do poder, a crise económica e a tomada do poder. Sobre o Fascismo estudo, a ascensão de Mussolini e o governo de Mussolini.

Nazismo

AdolfHitler
O nazismo, conhecido oficialmente na Alemanha como nacional-socialismo(em alemão: Nationalsozialismus), é a ideologia praticada pelo Partido Nazista da Alemanha, formulada por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, e esse período ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.
Ideologicamente, Hitler se apropriou de ideais nacionalistas já em voga naAlemanha, radicalizando-as. Defendia a necessidade de unidade nacional, garantida por um Estado governado por um partido único, o Nazista, do qual ele era o líder supremo. Identificado com a própria nação, Hitler passou a ser cultuado como um super-homem pela imensa maioria do povo alemão.
Entretanto, chefiados por Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, os comunistas alemães viam na crise umaoportunidade de tomar o poder, por meio de uma rebelião. Porém, o governo e as forças armadas acabaram sufocando o levante, cujos líderes foram mortos. Nem por isso, o governo republicano deixou de enfrentar uma oposição de esquerda e de direita, na medida em que era incapaz de lidar com a precária economia alemã, que sofria uma terrível escalada hiperinflacionária.
A sociedade alemã empobreciacada vez mais. Isso apenas fazia aumentar a tensão social e política, já muito grande. Em novembro de 1923, o marco alemão estava tão desvalorizado, que um único dólar equivalia a 4 bilhões e 200 milhões de marcos.

Doutrina nazista
* A superioridade da raça ariana: Hitler afirma que o povo alemão
descendia de uma raça superior (Os Arianos) e, por isso, tinha o direito de dominar as raçasinferiores (Judeus, Eslavos...etc);
* O anti-senitismo: Hitler declarava que os judeus (semitas) faziam parte de uma raça inferior, sendo capazes de corromper e destruir a pureza alemã. Os casamentos entre judeus e alemães deveriam ser proibidos; e os judeus aniquilados;
* O total fortalecimento do Estado: Hitler defendia a total submissão do indivíduo á autoridade soberana do Estadopersonificada na figura de Führer (chefe);
* O expansionismo: Hitler afirmava que o povo alemão tinha direito de conquistar seu espaço vital, expandido militarmente seu território.

Ascensão do nazismo
Ascensão do nazismo é um fato ocorrido em 30 de janeiro de 1933, este fenômeno foi denominado por grande parte da esquerda como uma grande derrota estratégica do proletariado e das forçasprogressistas.
O partido ocupou 107 cadeiras no parlamento e, em 1932, elegeu 230 deputados. Depois que Hitler assumiu o poder, o predio do parlamento alemão foi incendiado e a responsabilidade atribuída aos comunistas.Esse episódio deu aos nazistas a chance para adotar uma série de medidas para a consolidação de um sistema totalitário:a imprensa passou a ser controlada e tornou-se porta-voz dogoverno; os partidos de oposição e os sindicatos independentes foram dissolvidos; os indivíduos contrários a ideologia nacional-socialista foram presos, deportados ou executados; o estado organizou a sociedade em corporações e a industria pesada recebeu incentivos, em especial a industria bélica.
Em 1934 com a morte de Hindeburg, Hitler, assumiu também a presidência concentrando com isso todos...
tracking img