Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O conto «Fronteira», de Miguel Torga
Tópicos de análise:
- Tema
- Acção
- Personagens
- Espaço
- Tempo
- Narrador
- Modos de representação e de expressão
- Recursos estilísticos mais utilizados
- Expressividade de alguns recursos estilísticos
- Aspectos Simbólicos

Tema
O Conto “Fronteira”, da autoria de Miguel Torga, trata acerca da luta pela sobrevivência à margem da lei, numaterra hostil, por parte da população de Fronteira. Esta luta pela sobrevivência está patente, sobretudo, na acção principal do conto.

Acção
Este conto é constituído por duas intrigas: a principal, que trata da luta de Fronteira pela sobrevivência, e a secundária, que trata dos amores entre Isabel e Robalo.
A acção principal é, quanto à composição, aberta, pois o destino dos habitantes deFronteira não é conhecido, mas pressupõe-se que continuem a sua luta contínua e diária para sobreviver. Aliás, o narrador informa-nos que esta luta sempre existiu (“Desde que o mundo é mundo...”) e que não terminará tão cedo (“…Fronteira e o seu destino.”). A história de Robalo e Isabel, eventualmente, acaba por corroborar esta ideia, pois Robalo deixa de ser guarda para se tornar contrabandista. E istotem especial importância, visto que este representa o guarda e o Estado em toda a sua força, mas que, contudo, acaba por se render à “Lei da Vida”, ou seja, ao contrabando.
A acção secundária, por sua vez, é fechada, pois conhece-se o destino dos dois amantes – eles acabam por ficar juntos, após uma série de peripécias que retratam a relação entre os guardas e os contrabandistas: umentendimento, seguido de uma tensão entre as duas forças até ao alcance de um novo entendimento ou até à rendição dos guardas ao destino de Fronteira e dos seus habitantes. Esta acção está encaixada na acção principal através de uma analepse (“Desses saltos do quotidiano de Fronteira, o pior foi o que se deu com a vinda do Robalo.”).

Personagens
A personagem principal da acção central é a próprialocalidade, Fronteira (“…Fronteira desperta.”, “Mas Fronteira tinha de vencer”). Fronteira é, neste conto, uma personagem colectiva, sendo por isso muito importante na história. O nome "fronteira" é também importante porque se reveste de grande simbolismo, pois representa não só a fronteira entre Portugal e Espanha, mas também a fronteira entre guardas e contrabandistas e entre o ser humano e o que orodeia.
Podemos ainda encontrar, na acção principal, algumas personagens-tipo. Elas são, por exemplo, o Valentim, o Sabino, o Rala, o Salta e a Isabel, entre outros. Estes são descritos directamente (“…[Valentim] magro, fechado numa roupa negra…”, “ O Salta, que parece anão…” e “ [Isabel] aquilo são pés de veludo.”) e indirectamente (“ [Sabino] parece um rato a surgir do buraco.”, “ O Salta… chegaao cruzeiro, benze-se…”). Convém, ainda, mencionar o facto de estas personagens existirem para conferir verosimilhança à história.
As personagens principais da acção secundária são Robalo e Isabel. Como já foi referido, eles acabam por encarnar a “luta” entre guardas e contrabandistas: ele é um guarda zeloso e cumpridor, tão consciente da sua função que reprime os seus instintos de Homem, até paracom a sua amante, Isabel (“…parecia um cão a guardar.”, “sítio que rondasse era sítio excomungado.”, “ gosto muito de ti [Isabel], tudo mais, mas se te encontro…atiro como a outro qualquer.”, “…como por detrás do Homem...passos só pressentidos.”, “cego e frio dentro da função”) e ela, a contrabandista, orgulhosa e determinada, bela e irresistível (até para os guardas) - “A rapariga tirava arespiração a um mortal.” -, tão necessitada de ganhar a vida com o contrabando que parecia sempre grávida, o que deu lugar a equívocos (“Este volume todo é gente... Querias?”).
Como se pode verificar, as personagens são caracterizadas directa e indirectamente e, aqui, embora Isabel seja protagonista, ela é uma personagem plana – permanece orgulhosa, determinada e corajosa até ao fim, não muda nunca....
tracking img