Porto suape

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Através de uma viagem proporcionada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte a turma do 4º ano de Comércio (4.506.1M) teve a oportunidade de, no dia 14/12/12, visitar o Porto Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros) em Recife. A visita tinha como principal objetivo oferecer a oportunidade de nós, alunos, verificarmos de perto o processo logístico eeconômico vivido no porto, já que este é considerado um dos maiores e mais importantes do Brasil, servindo de conexão entre nossa costa e a África, América do Norte e Europa.

Devido a sua grandeza e importância logística e econômica o Porto Suape se torna um local de perigrinação obrigatória a todos que se interessam pela complexidade e fascínio do processo logístico, tendo sido, sem dúvidas,umas das viagens de maior importância para toda a classe. Contamos com o apoio de funcionários que nos guiaram por toda a visitação, fator que sem dúvidas nos levou a um maior entendimento e aproveitamento de todo o percurso. Com o apoio do administrativo do porto pudemos verificar pessoalmente e internalizar processos que apenas havíamos estudado em sala, o que sem dúvidas será um diferencial nanossa introdução ao mercado de trabalho.


















O que é o porto Suape

O porto Suape - também chamado de Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Geuiros - localiza-se na zona costeira de Recife, e é um dos mais importantes polos de investimento do nosso país. Com uma profundidade de 15,5m a 20m e projeto de expansão para o ano de 2013 o porto é, por exemplo,mais profundo do que o do nosso estado e é capaz de suportar návios de grande porte, o que o auxília na missão de ligar mais de 150 portos por todo o mundo. A palavra “Suape” com o qual foi batizada vem da língua dos indígenas nativos, que se referiam ao local onde o porto está instalado como o lugar de “caminhos tortuosos”. Engana-se quem imagina que o hoje chamado Porto Suape tem o início de suaem datas recentes, pois desde próximo ao fim do período colonial no Brasil a região onde está instalado já é utilizada como zona de carga e descarga de alimentos e matérias-primas. Inaugurado em 1983 o complexo foi idealizado pelo então governador de Pernambuco José Francisco de Moura Cavalcanti, tendo como inspiração para o para o seu estilo porto-indústria retirado de portos de países comoFrança e Japão. De início foi-se pensado em utilizar o Porto apenas para produtos como combustíveis e cereais, porém os desafios e oportunidades mostraram que isso seria subutilizar uma estrutura tão grande e versátil.

Vale ressaltar também que o chamado Porto Suape não se resume a um porto de navios, na verdade sua utilidade e complexidade vai muito além do que o seu nome pode expressar. O complexoSuape também é considerado um dos melhores condomínios logísticos do brasil, um local ideial para a implementação dos mais diversos empreendimentos em diversos segmentos, onde empresas que atuam em diversos setores da industria nacional tem o seu processo facilitado pela proximidade com outras empresas que podem lhe fornecer a matéria-prima necessária ou comprar o seu produto para levar ao mercadolocal ou internacional. Para que isso aconteça existe toda uma organização interna para facilitar a comunicação e o trânsito de matéria entre as mais diversas empresas, além do incentivo a implementação de novo empreendimentos no local, incentivo que vem através de insenção fiscal e o oferecimento de condições físicas para a implatanção da empresa (como, por exemplo, a terraplanagem, que fica porconta da própria administração do complexo).

Hoje o complexo já conta com mais de 100 empresas e contabiliza mais de 30 mil funcionários que, dividos em turnos, mantem o Suape em funcionamento 24h por dia e 7 dias por semana. Além desses números, que por si só já são extraordinários, ainda existe o pensamento de expandir a área, proporcionando mais empregos e aumentando o leque de áreas...
tracking img