Porto de suape

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O porto de Suape (PE)

Na década de 50, o pesquisador econômico e social, Padre Louis Joseph Lebret idealizou a construção do Porto de Suape. O porto de Suape foi inicialmente previsto para operar produtos combustíveis e cereais a granel, em substituição ao porto de Recife. Na oportunidade, sua construção foi associada à idéia de atender a um distrito industrial localizado em área adjacente àsinstalações portuárias. A Lei 7.763, estadual, de Sete de novembro de 1978, criou a empresa Suape – Complexo Industrial Portuário, com finalidade de administrar o desenvolvimento das obras. A Implantação começou pelo molhe sul, em 15 de março de 1980, sendo inaugurado o píer em Nove de novembro de 1982, em abril de 1984 aconteceu o primeiro embarque de álcool, dando início às operações, o primeiroberço do cais foi inaugurado em 09 de maio de 1986. A partir de 1991, entrou em operação o Cais de Múltiplos Usos, movimentando cargas em geral conteinerizadas. Em 1994 foi concedido um financiamento de R$ 15 milhões para construção de um terminal para armazenamento de combustíveis no Porto de Suape, o qual aumentaria em 83% a capacidade de armazenamento de combustíveis. Mais uma vez, o fatordecisivo na escolha do local de instalação foi devido à boa infraestrutura de Suape e do nível de profundidade que permite a operação de navios com capacidade de 60 mil metros cúbicos. Além disso, a localização de Suape é estratégica para importação de produtos da Europa, Caribe e EUA, bem como para a distribuição nas regiões Norte e Nordeste.
Percebendo a importância de um porto bem organizado. Ogovernador Joaquim Cavalcanti decidiu adotar o modelo dos países desenvolvidos, como o europeu, em particular, deixando que os serviços, áreas de operação e armazenagem ficassem sob cuidados de empresas privadas, ficando apenas com a responsabilidade da infraestrutura. Deste modo, o projeto do Complexo Industrial Portuário de Suape foi revigorado pelo Governo Estadual, passando a ser um hub-port(concentrador e distribuidor de cargas) e atraindo a instalação de indústrias, empresas portuárias e armadores internacionais.
O Porto de Suape dispõe de três condições naturais que contribuem para seu melhor desempenho: águas profundas junto à costa, quebra-mar natural formado por uma linha de arrecifes e extensa área plana disponível para instalações. Ainda para maior proteção foi construído ummolhe em forma de L de quase 3 km que forma a bacia onde se ergueu o cais de acostagem dos navios.
Semelhante ao sistema europeu, a Administração do porto conta com reduzido número de funcionários, cuidando apenas da movimentação de navios, segurança e manutenção, cabendo às empresas privadas as operações com as cargas. Este sistema de gestão recebe o nome de landlord port (praticamente toda amovimentação de cargas está concessionada a empresas privadas, cabendo à Administração do porto o papel de assegurar o bom funcionamento do porto, controlando e garantindo o cumprimento da existência do serviço público, para além do acompanhamento e fiscalização das próprias concessões).
Devido à maioria dos produtos exportados por Suape ser proveniente da região e terem como destino os EUA, ainspeção sanitária é feita ainda na fazenda por uma representação da Vigilância Sanitária do governo americano. Assim, os contêineres já saem das regiões vistoriadas e lacradas, não podendo ser mais abertos no porto. A movimentação de cargas é realizada exclusivamente por operadores portuários pré-qualificados que liberam o contêiner vazio com destino à fazenda dos produtos, fazendo o recebimento docontêiner cheio, sua pesagem e armazenagem no terminal.
Assim, os frutos dessa experiência já vêm sendo colhidos desde 1991, quando os resultados apresentados pelo Suape foram de crescimento de 15% na movimentação de cargas e de 30% no número de navios, se comparados com o ano anterior. Se analisado o período entre 1992 e 1998, o salto no total de cargas movimentadas foi de 300%, passando a...
tracking img