Portifolio sobre a premeira republica e republica velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANTISMO - Contexto Histórico-cultural
6 de abril de 2009
 
            O Romantismo está ligado a dois acontecimentos: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela formaçãoda sociedade burguesa. Depois da revolução francesa (1787-1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu. A sociedade se tornou muito mais complexa.
            ARevolução Industrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção. Sua conseqüência mais evidente foi a divisão do trabalho e o início daespecialização da mão-de-obra.
            Após a Revolução Francesa, o absolutismo entrou em crise, cedendo lugar ao liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do homem). Aeconomia da época estimula a livre iniciativa, a livre empresa. O individualismo tornou-se um valor básico da sociedade da época.
            O progresso político, econômico e social da burguesia, portanto,preparou terreno para que surgisse um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão e na supremacia do indivíduo, que não mais obedece a padrões preestabelecidos. Foi nesse contextoque surgiu o Romantismo.
            O romântico é um descontente com o mundo de seu tempo: tenta fugir dele ou modificá-lo.
            Tudo isso significa, na arte, uma ruptura com os padrõesclássicos e neoclássicos até então em moda.
            O Romantismo literário surgiu na Alemanha, por volta de 1800, conquistou a Inglaterra, a França e, posteriormente, todas as literaturas européias eamericanas.
           
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
 
            Como nas demais artes, as características da literatura romântica decorrem de uma visão de mundo centrada no indivíduo. Essasubjetividade expressa-se sobretudo em:
 
            a) Liberdade de criação:A recriação da realidade não obedece mais a esquemas preestabelecidos. Não se aceitam mais as fontes grega e romana como...
tracking img