Aspectos introdutorios da ciencia contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Introdutórios em Ciência Contábeis
1. Conceito
A Contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimento, como objeto e finalidades definidos, tem sido consideradacomo arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Sua função é registrar, classificar, demonstrar,auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para atomada de decisões de seus administradores.
Seu objeto de estudo é, pois, o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que, para atingiremseu objetivo, seja er econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.
Objeto:Patrimônio, que a Contabilidade estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis, todas as ocorrências ele verificados.Baseados nessas noções gerais, podemos chegar á seguinte conceituação de contabilidade:
È a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, ademonstração expositiva analise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientação – necessária á tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e oresultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

1.1. Objeto da Contabilidade:
O patrimônio é o objeto da Contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcancede suas finalidades.
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados á entidade econômico-administrativa, e constitui um meio indispensável para que esta realize seus...
tracking img