Portifolio individual pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

PRISCILLA KELLEN BRITO












trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
TÍTULO: O PAPEL DA ESCOLA, DO PROFESSOR E A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.



















Nova lima
2012
priscilla kellen brito

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUALTÍTULO: O PAPEL DA ESCOLA, DO PROFESSOR E A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.















Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação I, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Lilian Roberta Gualberto dos Santos Tutor(a) de sala: Marilene




Nova lima
2012

O objetivo desse trabalho e debater sobre como a escola deveria trabalhar as mudanças existentes na sociedade nas práticas do cotidianoescolar, como o professor pode trabalhar para a formação do sujeito ético politico em nossa sociedade e o que a sociedade e o Estado podem fazer definitivamente para valorizar o trabalho do professor. O trabalho visa também analisar a charge 1969 2009 e o video: campanha pela valorização do professor. Para a execução deste trabalho foi realizado uma pesquisa em todo material disponibilizados pela Unopar( Livros impressos, web aulas, video aulas, etc.).
“O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para queeles tenham coragem de nascer. Quero educar os educadores. E isso me dá grande prazer porque não existe coisa mais importante que educar. Pela educação o indivíduo se torna mais apto para viver: aprende a pensar e a resolver os problemas práticos da vida. Pela educação ele se torna mais sensível e mais rico interiormente, o que faz dele uma pessoa mais bonita, mais feliz e mais capaz de convivercom os outros. A maioria dos problemas da sociedade se resolveria se os indivíduos tivessem aprendido a pensar. Por não saber pensar tomamos as decisões políticas que não deveríamos tomar”. Rubem Alves
Diante deste texto podemos entender a importância das inúmeras mudanças ocorridas na educação nas últimas décadas. Não muito distante tinhamos uma escola coercitiva, que feria os principioséticos e morais, que agredia fisicamente e moralmente os alunos através de castigos, puxões de orelha, orelhas de burro, xingamentos, dentre várias outras ações agressoras. As práticas pedagógicas eram voltadas para o ato de decorar os conteúdos, além de utilizar recursos cansativos, como as cópias e os cadernos de caligrafias. Hoje a escola tem uma função bem diferente, o papel da escola atual é ode formar cidadãos, dar aos alunos o ensinamento de que eles precisam para viver e trabalhar neste mundo de evolução, bem como orienta-los para a vida. Isso só acontece pois a escola de hoje tem como meta, o trabalho crítico com os conteúdos a ser estudados pelos educandos. Concordo com Silva quando diz: “Considero de suma importância a noção de que a escola não esta separada da sociedade: ela éum de seus elementos formadores”. (2009, p.168)
Através de um trabalho crítico e da busca pelo exercício da cidadania, a escola deve mostrar as novas gerações a importância de cada individuo e o seu papel na sociedade, enquanto cidadãos concientes de seus direitos e deveres. É preciso que a escola compreenda que também é seu papel, dar ao aluno condições para se inserir no meio social....
tracking img